Notícias
Secretário participa de debate no Senado sobre Projeto São Francisco
Cronograma da obra está dentro do prazo e prioridade é o abastecimento humano nos centros urbanos do Semiárido nordestino
O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Ramos, participou hoje de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco e recursos hídricos para a agricultura no Semiárido.
A finalidade do projeto, explicou Irani, é abastecimento humano em centros urbanos nos estados beneficiados. Maior obra de infraestrutura hídrica do País, o empreendimento vai atender a 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos Estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A água transportada pelos canais dos dois eixos - Norte e Leste - levará reforço hídrico às bacias receptoras da região e assim permitirá outros usos, inclusive irrigação. "Temos apoiado os quatro estados em ações que dão capilaridade ao projeto e ao uso da água", disse.
Irani Ramos destacou as ações do governo para revitalização do São Francisco e dos mananciais que o alimentam. Essas ações envolvem recuperação de nascentes, reflorestamento de matas ciliares, sistemas de saneamento e melhoria de eficiência na irrigação.
Questionado sobre o prazo de conclusão das obras do Projeto São Francisco, Irani explicou que o cronograma de execução dos trabalhos prevê a entrega do empreendimento até o final de 2015.
Ele apresentou quadros com detalhes técnicos da obra - com 66,1% de sua execução física concluída - e exibiu um vídeo que mostra o momento da chegada da água aos canais do projeto.
O feito ocorreu em 13 de outubro último, em Floresta (PE), quando pela primeira vez a água foi bombeada a 62 metros de altura nos testes da Meta 1L, na primeira estação de bombeamento do Eixo Leste. "É importante agora manter o alinhamento dos equipamentos e a consistência dos testes, que se estenderão até o final do ano", enfatizou.
Participaram também do debate o engenheiro José Silvério da Silva, representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o especialista em hidrologia, Carlos Motta Nunes, da Agência Nacional de Águas (ANA).
Na avaliação do autor do requerimento para realização do debate, senador Acir Gurgacz, o projeto de integração do São Francisco "é de fundamental importância para o enfrentamento da histórica escassez hídrica no Semiárido nordestino".