Notícias
Secretário debate, no Chile, melhorias na mobilidade urbana com especialistas internacionais
O secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes, participa junto com especialistas internacionais do seminário: “Alterações Climáticas, Governança e mobilidade na América Latina e no Caribe: Onde é que vamos mudar?” No evento, Lopes destacou que o Brasil procura amenizar os efeitos de mais carros nas ruas com a obrigatoriedade da apresentação de Plano de Mobilidade Urbana, como condição para as cidades receberem recursos orçamentários federais. O seminário ocorre na sede da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em Santiago, Chile.
A reunião gira em torno da discussão e reflexão sobre as políticas públicas necessárias para melhorar o transporte, principalmente urbano, e o uso de tecnologias emergentes, a mudança modal e para construir uma ponte entre as externalidades e soluções de financiamento.
Na ocasião, o secretário Dario Rais, apresentou o funcionamento da mobilidade urbana, os desafios e ações do governo nacional e destacou que o maior deles é controlar o crescimento do transporte individual. “A tendência é aumentar ainda mais o número de veículos nas ruas, por isso, no Brasil há a obrigatoriedade para que as cidades com mais de 20 mil habitantes apresentem um Plano de Mobilidade Urbana, como condição para receber recursos orçamentários federais”, explicou.
O seminário, organizado pela CEPAL, União Europeia e Cooperação Regional francesa na América do Sul, tem como objetivo apoiar o processo do Grupo de Alto Nível Consultivo sobre o Transporte Sustentável das Nações Unidas e representa uma oportunidade para fortalecer os laços, compartilhar experiências e melhores práticas entre os representantes da mobilidade.