Notícias
Secretaria Nacional de Irrigação recebe agricultores de Cristalina (GO)
A Secretaria Nacional de Irrigação (Senir), do Ministério da Integração Nacional, discutiu esta semana com irrigantes do município goiano de Cristalina, entre outros assuntos, o marco regulatório do uso das águas da bacia hidrográfica do Rio São Marcos, que banha a região. Existe uma preocupação dos agricultores quanto à compatibilização do uso da água do rio para irrigação e para a geração de energia elétrica, principalmente com a construção da Usina Hidrelétrica de Batalha, entre Cristalina e Paracatu (MG).
O marco regulatório da bacia do São Marcos, expresso na Resolução nº 562/2010 da Agência Nacional de Águas (ANA), estabelece limites para expansão da área irrigada na região e está provocando incertezas entre os agricultores, segundo dirigentes do Sindicato Rural de Cristalina presentes à reunião com o secretário Nacional de Irrigação, Ramon Flávio Rodrigues.
Estudos nesse sentido foram apresentados ao secretário durante o encontro, que se dispôs a dialogar com a ANA para promover um cenário mais favorável para a agricultura irrigada na região da bacia do Rio São Marcos.
Participaram da reunião o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás, Augusto Araújo Almeida Neto, o presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Vitor Simão e técnicos da Senir.