Notícias
Secretaria Nacional de Irrigação é tema de palestra em Tocantins
Brasília - A criação da nova Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) foi abordada com destaque nesta quinta-feira (11/02), no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas (TO), durante palestra ministrada pelo assessor especial do Ministro da Integração Nacional, e futuro secretário da Senir, Ramon Rodrigues.
Na palestra "Novas Diretrizes da Política Nacional de Irrigação e Perspectivas Futuras para o Tocantins", o secretário fez uma explanação sobre a reestruturação do Ministério da Integração Nacional e anunciou a criação da Senir, com políticas específicas para este setor.
Dentre outras informações, o secretário afirmou que serão investidos cerca de R$ 200 milhões nos próximos quatro anos para reformulação e recuperação de projetos de agricultura irrigada, já instalados no Tocantins, como o Projeto Formoso. Segundo Ramon, devem ser aplicados recursos da ordem de R$ 100 milhões apenas nesse projeto.
A ideia da nova Secretaria surgiu durante reunião com a Presidenta Dilma Rousseff, em janeiro, em que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ressaltou a necessidade de reforçar a agricultura irrigada no país.
O estado do Tocantins possui grande potencialidade para cultivo por meio da irrigação e já possui projetos e convênios em parceria com a Integração Nacional, tais como os projetos Manuel Alves, em Dianópolis; São João, em Porto Nacional; e Sampaio, no município homônimo.
O evento teve a participação de várias autoridades tocantinenses, entre elas o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Jaime Café.
*Com informações da Secom do Governo de Tocantins