Notícias
Secretaria Nacional de Defesa Civil apresenta ações preventivas ao Centro de Excelência para a Redução de Desastres
Com a finalidade de apresentar ações preventivas desenvolvidas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), o diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, participou, nesta quarta-feira (13), da primeira reunião do Comitê Consultivo do Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres. No encontro, representantes de órgãos governamentais trocaram experiências na área de defesa civil e propuseram novas ações para o Centro.
Instituído pelo Governo brasileiro com apoio do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, esse centro de excelência tem como principal objetivo obter e difundir conhecimento com outras nações em diferentes esferas de defesa civil, como a prevenção e atuação pós-desastre. "O que buscamos no Brasil, entre outros aspectos, é melhorar a percepção do risco da população. Pra isso, é muito importante conhecermos a experiência de outros países", explica Armin Braun.
O fortalecimento das defesas civis nos municípios também esteve na pauta do encontro. Nesse sentido, a Secretaria Nacional já vem atuando de forma proativa para aprimorar o funcionamento dos órgãos municipais de defesa civil. Este ano, serão distribuídos kits contendo computadores, GPS, impressoras e câmeras fotográficas para aparelhar os escritórios locais. Além disso, será realizado no segundo semestre de 2013 a 10ª edição do Fórum Nacional de Defesa Civil.
Segundo o senador Cassildo Maldaner (PMDB/SC), defensor do fortalecimento das defesas civis locais, é necessária a criação de mecanismos para que os municípios aprimorem o trabalho realizado, sobretudo, o de prevenção. "Temos que dar condições de funcionamento aos núcleos municipais. Havendo prevenções, o desastre será menor", diz.
O Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres, com sede no Rio de Janeiro, abrirá oportunidades para que instituições governamentais e acadêmicas nomeiem profissionais para apoiar suas atividades. Além de fornecer as diretrizes gerais para a estratégia do Centro, cabe ao Comitê Consultivo certificar-se de que os trabalhos propostos estão alinhados com a missão estabelecida.