Notícias
SDR capacita agentes públicos em ferramenta do Observatório do Desenvolvimento Regional
Curso será ministrado em Recife para servidores da Sudene. Ação visa ampliar o acesso a informações georreferenciadas
O Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), ministrará o Curso de Capacitação da Ferramenta do Observatório do Desenvolvimento Regional (ODR) para servidores da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A qualificação será realizada na segunda-feira (17/11) e na terça-feira (18), em Recife (PE).
O ODR é uma das principais plataformas de discussão utilizadas pelo MI, sobretudo no âmbito da SDR, para obter informações georreferenciadas e diagnósticos que norteiem as ações executadas. O curso integra um conjunto de ações da secretaria destinadas a reduzir as desigualdades regionais e ativar as potencialidades de desenvolvimento das regiões brasileiras.
No primeiro dia de capacitação, a secretária de desenvolvimento Regional, Adriana Melo, palestrará aos servidores sobre PNDR - a segunda geração da Política Nacional de Desenvolvimento Regional está em avaliação na Casa Civil para ser encaminhada ao Congresso Nacional.
Além de transmitir técnicas e métodos concretos de geoprocessamento, a capacitação abordará a implementação de ferramentas econômicas, sociais e políticas, sem perder de vista o contexto da globalidade do processo de desenvolvimento nacional.
Outro objetivo é ordenar os trabalhos no sentido de aperfeiçoar as políticas voltadas ao desenvolvimento regional, evitando que ocorram de forma desarticulada e sobreposta. "Essa prática inibe o paralelismo de atuação e, consequentemente, o desperdício de recursos", explica o geógrafo Samuel Castro, servidor do MI e um dos ministrantes do curso.
O Curso de Capacitação da Ferramenta do Observatório do Desenvolvimento Regional atende a uma demanda estratégica da PNDR: a realização de eventos de capacitação de profissionais envolvidos na elaboração, implementação e avaliação de projetos de desenvolvimento local e regional, previstos no Plano Plurianual (2011-2015) como prioridades da Administração Pública Federal.