Notícias
São Francisco - Integração Nacional vistoria obras do Eixo Norte
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, inspecionou nesta sexta-feira (23/03) o andamento dos trabalhos em três trechos do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Pernambuco. Além de vistoriar as obras, o ministro realizou reuniões com os consórcios e a equipe técnica do projeto para cobrar desempenhos e metas.
Em Salgueiro, o lote 8, sob responsabilidade do consórcio Mendes Jr./GDK, é composto por três estações de bombeamento, que serão responsáveis por levar água do rio São Francisco para Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Atualmente, 300 operários trabalham neste trecho, previsto para ser finalizado no terceiro trimestre de 2014.
É o mesmo prazo para conclusão dos lotes 1 e 2, em Cabrobó (PE), também vistoriados pelo Ministério da Integração. Com 40 e 25 km de extensão, respectivamente, estes trechos, executados pelo consórcio Carioca/Serveng/S.A. Paulista iniciaram a remobilização em janeiro e deverão empregar 200 pessoas em abril, chegando a 1.000 trabalhadores no pico da obra em setembro.
Segundo o ministro Fernando Bezerra Coelho, as vistorias e as reuniões com as empresas construtoras serão cada vez mais frequentes. "O ministério será duro no acompanhamento, na fiscalização, de cada trecho do projeto para acelerarmos ainda mais o ritmo dos trabalhos para que as metas sejam cumpridas", enfatizou. Na última semana, o ministro vistoriou dois lotes do Eixo Leste. O lote 10 e o lote 11 em Custódia (PE).
GERAÇÃO DE EMPREGO - Atualmente 3.500 pessoas trabalham no Projeto de Integração do Rio São Francisco. Este número deve chegar a 6.500 até o fim do ano. Com o fim do período das chuvas, no lote 6, do Eixo Norte, em Mauriti (CE), a quantidade de postos de trabalho deve aumentar de 390 para mil.
VALOR DA OBRA - O Projeto de Integração do Rio São Francisco é hoje a maior obra de infraestrutura hídrica para usos múltiplos sendo executada diretamente pelo governo federal. O objetivo é levar água para 390 municípios, beneficiando mais de 12 milhões de brasileiros.
O novo investimento de R$ 8,2 bilhões resulta do acréscimo de novas condicionantes ambientais exigidas pelo IBAMA - serão mais de R$ 900 milhões de recursos para esta área -, da revisão de obras civis em decorrência dos projetos executivos, dos gastos com eletromecânica e da supervisão e gerenciamento da obra em função do prolongamento do prazo.
DESCOLAMENTO DE PLACAS - O consórcio OAS/Galvão/Barbosa Melo/Coesa, responsável pelo lote 11 do Eixo Leste, em Custódia (PE), já iniciou a recuperação em 385 metros de canais onde ocorreram descolamento de placas. Os serviços de recuperação serão executados sem custo adicional para os cofres públicos, conforme previsto em contrato. Dos 150 km de canal concretados, foram identificados problemas em 0,9 km. No lote 6, em Mauriti (CE), o consórcio EIT/Delta/Getel iniciará a recuperação de 240 metros de canal após o período de chuvas.
AVANÇO DAS OBRAS - Dos 16 lotes existentes, 11 estão em atividade. O lote 9, em Floresta (PE), deverá ser remobilizado até o final de março. Já o lote 5, em Jati (CE) está em processo de licitação. Já foi concedida a ordem de serviço de paralisação dos lotes 3, em Salgueiro (PE), 4, em Verdejante (PE), e 7, em São José de Piranhas (PB) e seus contratos estão sendo reincididos. As obras destes lotes serão relicitadas até o final de abril.