Notícias
Rio+20 - Painel promove debate sobre crescimento econômico com inclusão social
Rio de Janeiro (RJ) - O Seminário de Lideranças Empresariais realizado entre os dias 20 e 21 de junho no Espaço Humanidade 2012, instalado no Forte de Copacabana, dedicou um painel ao tema "Crescimento com Inclusão Social" na agenda da Conferência Rio+20.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, participou do encontro nesta quinta-feira (21/06) e reafirmou o papel governo federal em equilibrar o crescimento econômico entre as regiões brasileiras e promover o desenvolvimento regional.
"Estamos caminhando para ser a quinta economia do mundo, mas o país ainda é extremamente desigual", afirmou o ministro. Segundo dados do IBGE, cerca 16 milhões de brasileiros se encontram em extrema pobreza. Desses, nove milhões vivem no Nordeste do país.
Ainda segundo o ministro, o governo brasileiro adotou plenamente o conceito da sustentabilidade como norteador de suas ações e investimentos. "Temos um novo caminho a percorrer aqui na Rio+20. Estamos discutindo a questão da sustentabilidade e eu fico muito feliz que o tema da inclusão social tenha entrado com muita força nessa agenda que deve abranger também educação, saúde, energia, água, emprego e renda", assegurou.
A ideia do painel era discutir a necessidade que o Brasil e as outras nações têm de se desenvolverem e gerar riquezas para incorporar segmentos expressivos da população aos benefícios do mercado de consumo e de bens industriais, sem, contudo, esquecer da sustentabilidade.
Seminário - A contribuição do setor empresarial para o equilíbrio entre objetivos ambientais, sociais e econômicos como pilares do desenvolvimento foi o foco central do Seminário de Lideranças Empresariais. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(Fiesp) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) promoveram o evento que integrou, além do painel sobre Crescimento com Inclusão Social, outros cinco: Caminhos para uma Nova Economia, Energias para um Novo Mundo, Tecnologias para a Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Sustentabilidade e Governança.
Também estiveram neste painel: Sérgio França Leão, Diretor de Sustentabilidade da Odebrecht, Juliana Nunes, Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Unilever e Paulo Monteiro, Diretor de Sustentabilidade da EBX. O jornalista Guto Abranches foi o moderador do debate.