Notícias
Revista mostra retrato do desenvolvimento regional no país
Coletânea de artigos, organizada pelo Ministério da Integração Nacional, traz a visão de conceituados especialistas no assunto
A temática do desenvolvimento regional no Brasil ganha um novo espaço para debate e reflexão. Reunindo contribuições de conceituados especialistas no assunto será lançada nesta segunda-feira (18/3), em Brasília, a revista Política e Planejamento Regional, que tem como proposta maior apoiar as discussões e a formulação de novas proposições para a redução das desigualdades regionais.
O lançamento do chamado "marco zero" da publicação, que terá periodicidade semestral, ocorrerá na abertura da I Semana de Desenvolvimento Regional, organizada pelo Ministério da Integração Nacional e que acontece até o dia 22, no Centro de Convenções Brasil 21. A edição inaugural da revista é uma coletânea de 19 artigos que têm como origem as conferências estaduais e macrorregionais de desenvolvimento regional, realizadas no segundo semestre do ano passado.
No prefácio da publicação, o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro, destaca o esforço na retomada do planejamento público no Brasil, ocorrida no final dos anos 1990, com crescimento do debate sobre desenvolvimento de médio e longo prazos, resultando no lançamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), em 2004. "Agora, com esta publicação, valorizamos e difundimos a reflexão realizada em diferentes regiões do País, como parte do amplo esforço que o Brasil realiza neste momento para construir uma nova PNDR", afirma o secretário.
Autor de uma das contribuições acadêmicas da revista, o professor Aldo Paviani, da Universidade de Brasília, diz que vê "como muito importante a colocação na agenda institucional do Ministério da Integração Nacional o debate das ações para o desenvolvimento regional e urbano de áreas com potencial, assumindo visão de futuro". O artigo assinado por Paviani trata do processo de desenvolvimento do Distrito Federal e aponta ações a partir de pesquisas que revelam onde implantar projetos para retirar a região da "inércia e comportamentos passivos existentes".