Notícias
Revista Força Aérea destaca ações da Secretaria Nacional de Defesa Civil
As principais ações de defesa civil do Ministério da Integração Nacional foram apresentadas pelo secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, em entrevista à revista da Força Aérea, na edição de fevereiro/março. Todo o trabalho a ser desenvolvido nos próximos anos pela pasta nessa área terá como foco a prevenção.
Segundo Viana, é necessária uma mudança cultural no país. "Devemos mudar a nossa cultura, que é reativa, de só operar na hora do desastre, para atuar com o foco na prevenção". Para isso, a Defesa Civil Nacional também passará por uma reorganização, melhorando o nível de relacionamento entre União, estados e municípios. "O objetivo é desenvolver uma comunicação permanente e integrada", ressaltou.
Uma das ações apresentadas pelo secretário foi o mapeamento das áreas de risco, que está sendo feito pelo Ministério em parceria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por meio deste, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) terá um produto que especificará os pontos mais vulneráveis do Brasil, um trabalho que vai além da simples identificação do ponto físico. "Com o mapeamento, podemos aplicar os recursos orçamentários em obras preventivas; elas são mais caras, mas os resultados, em médio e longo prazo, causam uma grande economia" explicou.
Outras três grandes frentes de trabalho foram destacadas por Humberto Viana: reestruturação do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (CENAD), treinamento e capacitação dos agentes atuantes em defesa civil e aproximação mais intensa com Estados e Municípios.