Notícias
Reunião de coordenadores Estaduais de Defesa Civil vai discutir agenda de ações para o ano
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), realizará nesta terça-feira (5/02), a quarta edição da Reunião de coordenadores Estaduais de Defesa Civil. O encontro visa alinhar ações a serem desenvolvidas pelos estados em parceria com a Sedec, além de debater a programação anual de eventos com as coordenações estaduais. A reunião vai ocorrer no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, às 9h30.
De acordo com o diretor de Minimização de Desastres do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun, o apoio dos estados é fundamental para execução do planejamento. "No encontro, os representantes dos estados poderão trocar ideias com o Governo Federal. Queremos apresentar o plano para 2013 buscando resultados. Essa cooperação mútua é essencial", declarou.
Nesta edição, serão abordados temas relacionados aos simulados de preparação de desastres naturais; X Fórum Nacional de Defesa Civil; doação de equipamentos para as defesas civis municipais; Cartão de Pagamento de Defesa Civil e Mapeamento de Áreas de Risco e Plano de Intervenções. Também estão na pauta o Projeto Redução de Riscos de Desastres nas Escolas, Anuário de Desastres e atualização do Atlas Brasileiro de Desastres Naturais.
Participarão do evento os coordenadores estaduais de Defesa Civil, além de diretores, coordenadores e dirigentes da Sedec.
Histórico - Ao longo de 2011, foram realizadas duas reuniões, uma em abril e outra em junho. A proposta dos encontros foi apresentar a gestão da Defesa Civil Nacional para as coordenadorias estaduais e integrá-las nas atividades elaboradas pela Sedec. Os coordenadores também puderam levar seus questionamentos e sugestões para Secretaria. Em 2012, houve uma nova reunião com os coordenadores para tratar do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres, bem como instruções sobre o reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública.