Notícias
Resíduos sólidos: MDR visita Unidade de Recuperação Energética, em Mauá (SP)
Para o secretário Pedro Maranhão (centro), os resíduos sólidos podem ser uma alternativa para a geração de energia (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) – O secretário Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Pedro Maranhão, visitou, nesta quinta-feira (24), a Unidade de Recuperação Energética (URE) de Mauá, em São Paulo. A indústria é capaz de realizar a queima do lixo urbano proveniente da coleta comum (porta a porta), de forma segura e ambientalmente adequada. O calor gerado nesse processo é usado para geração de energia elétrica por meio de turbinas movimentadas a vapor.
Maranhão ressaltou que os resíduos sólidos urbanos serão uma alternativa para geração de energia em diversas regiões do País. “O objetivo da minha visita foi constatar in loco a tecnologia adotada na URE de Mauá, que transforma lixo em energia elétrica", destacou o secretário. "Dar a correta destinação aos resíduos sólidos é um desafio para qualquer gestor e uma tecnologia como essa pode ser aliada no processo", completou.
A URE de Mauá está implantada em um local atualmente utilizado para apoio às operações do Aterro Sanitário Lara, englobando atividades industriais e de recebimento de lixo. O espaço tem 90 mil m² de área total, com operação 24 horas por dia. Com capacidade para receber entre 3 e 4 mil toneladas de lixo diariamente, é o maior aterro sanitário do Grupo Lara em funcionamento no Brasil. A estrutura atende à uma população estimada em 4 milhões de habitantes nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Diadema, Itanhaém e Praia Grande, no estado de São Paulo.
No mesmo espaço, será construído um dos cinco maiores empreendimentos mundiais para geração de energia elétrica decorrente da queima do lixo. O novo sistema terá duas linhas de aproveitamento do calor, com potência instalada de aproximadamente 80 MW, com parte da energia produzida sendo consumida pela operação da própria usina.
Visita técnica
Esta é a segunda visita técnica do secretário Nacional de Saneamento à uma unidade de tratamento de valorização energética dos resíduos sólidos urbanos.
No mês passado, Pedro Maranhão visitou um aterro sanitário em Caieiras (SP). A unidade é a terceira maior do mundo e tem capacidade para receber 10.625 toneladas de resíduos sólidos urbanos e industriais por dia.
Saiba Mais
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), é o responsável pela elaboração das diretrizes para o setor e por regulamentar o Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Essa legislação definiu novas regras para universalização dos serviços de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos urbanos.