Notícias
Representantes de todo o Brasil aprovam Seminário Internacional
Vindos de vários estados do Brasil, os participantes do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres aprovaram as palestras proferidas pelos diversos especialistas internacionais na manhã desta terça-feira (12/04) no auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília.
"É uma boa oportunidade de troca de informações em nível de palestra e participantes. O gerenciamento de desastres é muito importante para o desempenho dos nossos trabalhos.", afirmou a capitã da Defesa Civil do Mato Grosso do Sul, Luciana Bragança.
De acordo com o especialista da Defesa Civil do Pará, Marcos Norat, o evento está sendo excelente. "Esses seminários devem ser constantes para o nosso aprimoramento, já que os fenômenos naturais têm acontecido com mais intensidade, causando mais danos e prejuízos." ressaltou.
O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), Armin Braun, destacou a importância de conhecer estas experiências internacionais para melhorar as ações da Defesa Civil do Brasil.
As palestras estão com tradução simultânea em todas as mesas temáticas. Cerca de 1.500 pessoas estão participando do Seminário. De acordo com Paulo César Santos, da Sedec, o evento está muito produtivo, pois todos os palestrantes envolvidos possuem muita qualidade técnica e os assuntos estão em total consonância com os interesses do Brasil.
"É um privilégio muito grande estarmos reunidos aqui nesses dias com representantes de todo mundo. Se somarmos, serão 400 anos de experiência. Temos que prevenir, mas os desastres sempre acontecerão", afirmou especialista sênior em Gestão de Riscos de Desastres do Banco Mundial Joaquim Toro, durante a abertura.
A primeira palestra do dia foi proferida pelo Engenheiro colombiano e Doutor em Gestão Integral de Riscos, Omar Cardona, que agradeceu ao Governo e o Banco Mundial por compartilhar todos esses níveis internacionais de conhecimento na gestão de resposta e ação dos desastres.
"É preciso adiantar a prevenção para diminuir os desastres, tem que ser criado um sistema de desenvolvimento de prevenção de desastre, temos que buscar mais eficiência para salvar mais vidas, essa é a mensagem que quero deixar".
O seminário, promovido pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com o Banco Mundial, tem como objetivo debater e trocar experiências nacionais e internacionais, a fim de consolidar uma agenda brasileira sobre gestão de riscos e desastres, discutindo as ocorrências recentes de catástrofes naturais no Brasil e no mundo, e as boas práticas de prevenção e resposta.