Notícias
Quase 300 mil famílias terão Bolsa Família antecipado em MG
Subiu para 104 o número de municípios de Minas Gerais que tiveram antecipados, para o próximo dia 18, os pagamentos dos benefícios do Bolsa Família referentes ao mês de janeiro. Em fevereiro, o saque está previsto para o dia 14. Essa medida visa atender os beneficiários que moram nas cidades que se declararam em situação de emergência devido às enchentes. Ao todo, segundo dados de dezembro de 2011, serão pagos R$ 33.399.771 para 289.453 mil famílias.
Os pedidos de antecipação devem ser encaminhados pelas prefeituras às secretarias estaduais de Assistência Sociais. Elas são encarregadas de formalizar o pedido para antecipar o pagamento do benefício. Beneficiários que perderam seus cartões e documentos pessoais podem procurar as prefeituras para emissão de Declaração Especial de Pagamento, que permitirá o saque em agência bancária. Trata-se de um documento de caráter provisório emitido quando ocorre situação de emergência. Por meio da declaração, será permitido somente o pagamento do benefício do mês a que se refere.
Na semana passada, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já havia antecipado a data de pagamento do Bolsa Família em 71 municípios mineiros por causa das enchentes.