Notícias
PROTÓTIPOS MINHA CASA + Sustentável
A terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida foi lançada em 30 de março de 2016 com a meta de contratar mais dois milhões de unidades. Ao todo, serão cerca de 5,75 milhões de unidades contratadas que beneficiarão mais de 23 milhões de pessoas. Isso significa que uma em cada oito pessoas no país serão atendidas pelo programa. Sob a gestão da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, o MCMV vem contribuindo tanto para a diminuição do déficit habitacional quanto para o enfrentamento das desigualdades urbanas e sociais no país.
O MCMV vem passando por aprimoramentos contínuos. O desenvolvimento de empreendimentos-protótipo do programa Minha Casa Minha Vida, nos municípios do Rio de Janeiro e de Lauro de Freitas, se insere na agenda Minha Casa + Sustentável que articula os esforços e parcerias empreendidos pela SNH e um conjunto de instituições técnicas e acadêmicas comprometidos com a contínua melhoria da qualidade e sustentabilidade urbana, social e ambiental dos empreendimentos de habitação social.
O principal propósito em desenvolver os Protótipos Minha Casa + Sustentável é avaliar e disseminar soluções projetuais e construtivas que contribuam para elevar o desempenho de empreendimentos habitacionais do MCMV, de forma a garantir maior conforto ambiental ao usuário e reduzir o consumo de energia, bem como ampliar a qualificação arquitetônica e urbanística dos empreendimentos. As especificações do MCMV 3 já passam a incorporar algumas das medidas simuladas nos protótipos, como a exigência de mecanismo de sombreamento de esquadrias, a exigência de componentes eficientes e com Selo Procel, a exigência de dispositivos economizadores de água, e recomendações e exigências relacionadas ao conforto térmico como exigência de ventilação cruzada, ventilação noturna e a instalação do ventilador de teto em unidades localizadas nas zonas bioclimáticas mais quentes. Também, no Caderno 4: Diretrizes, Recomendações e Especificações – Qualificação do Projeto Urbano, da coleção de Cadernos Minha Casa +Sustentável, foram incorporadas recomendações atinentes ao tema.
Para o desenvolvimento dos Protótipos, a SNH/MCidades contou com as inestimáveis parcerias da Rede de Habitação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela elaboração dos projetos, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, da Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., por meio da Superintendência de Eficiência Energética coordenadora do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL, da Rede de Eficiência Energética em Edificações - R3e coordenada pela Eletrobras, da Caixa Econômica Federal, da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ e das empresas Direcional Engenharia e Sertenge. Em breve a publicação sobre os Protótipos Minha Casa + Sustentável será disponibilizada para download na pagina do Ministério das Cidades, www.cidades.gov.br .