Notícias
Projetos do Ministério do Desenvolvimento Regional são apresentados a investidores
Representantes da Pasta participaram de um RoadShow Institucional promovido pela Caixa nesta terça-feira (9)
Brasília-DF, 9/6/2020 – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) tem procurado atrair investidores para projetos estruturantes e concessões nas áreas de iluminação pública e de saneamento básico. Nesta terça-feira (9), as iniciativas foram o tema central de um RoadShow Institucional online promovido pelo Governo Federal. Cerca de 400 pessoas participaram do evento.
Por meio de mensagem enviada ao público de investidores, gestores federais e municipais e fornecedores, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ressaltou a importância de investir em serviços que dão retorno financeiro e ao mesmo tempo atendem à demanda da população. “Com as concessões e parcerias, por exemplo, temos a possibilidade de trazer para nós esses conhecimentos da iniciativa privada. Quem vai se beneficiar disso tudo são as cidades, os habitantes que estão na ponta e que precisam de um serviço qualificado”, disse.
O RoadShow teve como foco ações que são beneficiadas pelo Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP), da Caixa Econômica Federal.
Os casos de Aracaju (SE) e de Feira de Santana (BA), que já estão com chamadas abertas para a concessão de serviços de iluminação pública, foram lembrados pela vice-presidente de Governo da CAIXA, Tatiana Thomé. Os moldes do edital foram estipulados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI) e pela Caixa Econômica Federal.
“O que estamos fazendo aqui é algo desafiador e que vai trazer um novo modelo de parcerias e de estratégias. O apoio do setor privado melhora na qualidade de vida dos milhões de brasileiros e esta aproximação entre as duas pontas veio como o objetivo de alavancar as parcerias público-privadas”, avaliou.
Além delas, estão em andamento a estruturação de outros 15 projetos que deverão ser licitados entre o 2º semestre de 2020 e o 1º semestre de 2021 e outras 46 cidades brasileiras foram habilitadas para a estruturação de projetos de concessões de serviços de iluminação pública.
Em breve, o setor de saneamento básico estará mais disponível a parcerias. Foi o que destacou o secretário Nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão. Ele afirmou que a área de saneamento básico foi relegada por muito tempo pelas autoridades. No entanto, ele afirmou que a aprovação do novo Marco Regulatório no Congresso Nacional vai possibilitar um maior investimento da iniciativa privada no setor.
“Temos uma cesta de investimentos que não há em outro lugar no mundo. O que as empresas precisam é de bons projetos e é por isso que estamos aqui reunidos. O investimento em saneamento tem um retorno muito grande. A cada US$ 1 investido, reduz o investimento de US$ 4 em saúde, além de haver um ganho ambiental. O Marco Legal vai garantir mais segurança para o investidor”, explicou o secretário Pedro Maranhão.
Atualmente, cerca de 100 milhões de pessoas não têm acesso a esgoto e mais de 40 milhões não têm acesso à água.