Notícias
Projeto São Francisco: Sertânia recebeu Comunicação Itinerante nesta quinta-feira
Ação já levou informações sobre a obra e seus diversos aspectos a mais de cinco mil pessoas
A cidade de Sertânia (PE) recebeu, nesta quinta-feira (15), a ação Comunicação Itinerante, que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A ação tem o objetivo de levar informações sobre a obra e seus diversos aspectos aos moradores do semiárido nordestino.
Em tendas montadas pela equipe do Ministério da Integração Nacional na Praça da Prefeitura, durante todo o dia, os moradores da cidade conhecerem de perto tudo sobre o Projeto São Francisco, que levará água para mais de 12 milhões de brasileiros. A escola Olavo Bilac também recebeu técnicos do Ministério da Integração, que realizaram palestras sobre o Projeto e tiraram dúvidas de alunos e professores.
A estudante Karen Oliveira reconheceu a importância dessa ação nas escolas: "Estamos estudando e queremos informações de tudo que está acontecendo ao nosso redor. Como moramos numa região que é mais rural, nossos pais não sabem o que está acontecendo e nós podemos levar informação para casa e explicar tudo, mostrar para eles que essa obra vai nos ajudar, já ajuda hoje trazendo empregos para a própria cidade, com o comércio aumentando e tudo mais e no futuro, trazendo água", disse.
O colega de turma de Karen, Gabriel Aleijo também deu seu depoimento: "O mais importante é a informação sobre uma obra tão grande como essa dentro do país. Principalmente a gente hoje, que é estudante, precisa saber o que foi feito e como foi feito. O nordeste vive uma situação muito séria de seca, gente que passa 15, 30 dias sem água, daqui, vamos dizer, a um ano, pode ter água todo dia em sua casa e isso vai ajudar todo mundo aqui", contou.
A Comunicação Itinerante percorrerá ainda outras cidades da Região Nordeste até o mês de agosto. Serão beneficiados os seguintes municípios no Estado do Ceará: Penaforte, Mauriti, Barro, Brejo Santo; na Paraíba: São José de Piranhas, Monte Horebe, Cajazeiras, Monteiro; e em Pernambuco: Verdejante, Salgueiro, Sertânia, Betânia, Petrolândia, Floresta e Custódia.
Ao todo, mais de cinco mil pessoas já participaram da ação nos Estados em que a obra está localizada. A Comunicação Itinerante também busca levar atividades e palestras que abordam temas relevantes, - sobretudo para população local - como o uso racional de água. O espaço funciona em uma tenda montada no ponto central da área urbana de cada município. O ambiente é organizado com cadeiras, mesas, painéis e banners.
A Comunicação Itinerante é uma ferramenta utilizada pelo Programa de Comunicação Social para ampliar o acesso de informações sobre o empreendimento à população e é um dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA) que estão em implantação paralelamente a execução das obras do São Francisco.
Além levar informação por meio da Comunicação Itinerante, o Ministério também tem implantado três Centros de Referência em Comunicação Social (CRCS), em pontos estratégicos do semiárido: Brejo Santo (CE), Salgueiro (PE) e Custódia (PE). Os centros são espaços abertos para visitação do público interessado no Projeto. Desde 2009, os centros já receberam mais de 13 mil pessoas.