Notícias
Projeto São Francisco promove capacitação de famílias reassentadas
Salgueiro (PE) - Técnicos do Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional realizaram, na última semana, a capacitação de qualidade de vida de 45 famílias que serão reassentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) de Queimada Grande, em Salgueiro (PE), e de Malícia, em Penaforte (CE).
A ação educativa faz parte do processo de reinserção e organização socioeconômica das famílias assistidas pelo Programa de Reassentamento de Populações do Projeto São Francisco. O objetivo é preparar as famílias para a atuação nos cargos administrativos e fiscais da associação e para a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável das Vilas, visando à melhoria da qualidade de vida e garantia da boa convivência em comunidade.
A integração foi uma das pautas mais comentadas entre as famílias. "A atividade é importante para a integração da comunidade, a união faz a força", disse Cícera Maria do Nascimento, futura moradora da VPR Queimada Grande. O cuidado com o meio ambiente também foi destaque. "É importante falar sobre noções de como cuidar da água e do lixo", disse Rosa Maria Vieira, futura moradora da VPR Malícia.
Fazem parte desse processo 196 famílias já reassentadas nas Vilas Produtivas Rurais. Em março deste ano, está previsto o início das capacitações de qualidade de vida para outras 119 famílias restantes.
As 18 VPRs são destinadas ao reassentamento de 800 famílias residentes na faixa de obras do empreendimento. As famílias são beneficiadas com um setor residencial, composto por casas de alvenaria de 99 m2 de área construída em um lote de meio hectare, além de rede de água, esgoto e energia elétrica, posto de saúde, escola, espaço de lazer e áreas destinadas ao comércio e à construção de templos religiosos.
As Vilas contarão, ainda, com um setor produtivo de no mínimo cinco hectares, sendo um irrigado, destinado à produção agropecuária, de acordo com a vocação da comunidade. Após a transferência das famílias, o Ministério da Integração Nacional dará assistência técnica visando à reinserção econômica e a organização social das mesmas, além da consolidação de práticas socioambientais.