Notícias
Projeto São Francisco: moradores da Vila Produtiva Bartolomeu (PB) recebem capacitação
Oficinas têm o objetivo de levar informações e discutir questões relacionadas a cidadania e sustentabilidade
O Ministério da Integração Nacional, por meio do Projeto de Integração do Rio São Francisco, promoveu uma oficina de capacitação na Vila Produtiva Rural (VPR) Bartolomeu, em Cajazeiras, na Paraíba. As famílias contempladas viviam na faixa de obras do projeto e foram reassentadas. O objetivo é levar informações e discutir questões relacionadas a cidadania e sustentabilidade, dentro da realidade da população.
A oficina na VPR Bartolomeu foi realizada na última quinta-feira (22), com o tema "Atuação dos Grupos de Responsabilidade e Desenvolvimento". O curso contou com a participação de 15 moradores. Entre eles, integrantes de grupos de responsabilidade formados em oficinas anteriores, membros do Conselho Fiscal e da Diretoria da Associação.
O morador Marcos Soares, de 20 anos, considerou a atividade importante porque informa a população sobre programas, formas de trabalho e como a união de todos pode melhorar a vida na vila, além fornecer ajuda aos agricultores. Para Leidiane Sousa, 24, também moradora da VPR, a oficina abriu espaço para debate e capacitação para a criação de projetos. "Foi um dia produtivo e de muito aprendizado", definiu.
Sobre as oficinas
As oficinas são promovidas meio do Programa Ambiental de Reassentamento das Populações nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. A ação tem o objetivo de fortalecer as inter-relações sociais, econômicas e ambientais das famílias que residiam na faixa de obra do empreendimento hídrico.
Realizadas em fases e módulos diferenciados, as atividades abrangem temas como mobilização, participação social e organização comunitária, produção e sustentabilidade das relações institucionais e implementação de projetos.
Vilas Produtivas
As Vilas Produtivas Rurais (VPRs) mudaram a realidade de 623 famílias que moravam na faixa da obra. As famílias foram reassentadas em 16 vilas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará. As duas restantes estão devem ser entregues ainda neste ano.
No geral, as VPRs contam com casas de 99 m², postos de saúde, escolas, praças, quadras poliesportivas, campo de futebol, centro comunitário, além de rede de água, esgoto e energia elétrica. Os novos moradores também recebem setores produtivos, com no mínimo cinco hectares por beneficiário, sendo um destinado à irrigação. Além das infraestruturas, as famílias contam com visitas periódicas dos técnicos do ministério e participam de capacitações e oficinas, com objetivo de garantir a reinserção e a organização socioeconômica das comunidades.