Notícias
Projeto São Francisco: mais de cinco mil pessoas participaram da Comunicação Itinerante
O Ministério da Integração Nacional promoveu, nos últimos dois meses, campanha para levar informações às pessoas sobre a maior obra de infraestrutura hídrica do País
Moradores do município de Custódia (PE) participaram, nesta quinta-feira (3), do último Espaço São Francisco. A ação teve como objetivo levar informações a população sobre o andamento das obras e das ações ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Ao todo, o Ministério da Integração Nacional promoveu 16 edições da Comunicação Itinerante, nos últimos dois meses, em todos os municípios que contam com obras do empreendimento nos Estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. Mais de cinco mil pessoas participaram do Espaço São Francisco.
Além do atendimento realizado ao longo do dia, o Ministério da Integração Nacional também realizou palestras nas escolas municipais sobre o empreendimento e o uso racional da água. Nesta primeira fase de campanha, o Espaço São Francisco atuou nas zonas urbanas. No início de maio, o trabalho deverá ser ampliado e realizado na zona rural e escolas.
O Espaço funciona em uma tenda montada no ponto central da área urbana de cada município. O ambiente é organizado com cadeiras, mesas, painéis e banners, e decorado com plantas da região, sementes da caatinga e algumas peças do artesanato local. Esta atividade faz parte da Comunicação Itinerante, ferramenta utilizada pelo Programa de Comunicação Social para ampliar o acesso de informações sobre o empreendimento à população.
O Programa de Comunicação Social é um dos 38 Programas Básicos Ambientais (PBA) que estão em implantação paralelamente a execução das obras São Francisco. Além levar informação por meio da Comunicação Itinerante, o Ministério também tem implantado três Centros de Referência em Comunicação Social (CRCS), em pontos estratégicos do semiárido: Brejo Santo (CE), Salgueiro (PE) e Custódia (PE). Os Centros são espaços abertos para visitação do público interessado no Projeto. Desde 2009, os centros já receberam mais de 13 mil pessoas.
Nesta semana, a equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou vistorias nas ações ambientais do Projeto. De acordo com Eutália Oliveira, do núcleo de licenciamento de Pernambuco, a Comunicação Itinerante tem um papel importante para as comunidades participantes. "Nessa vistoria tivemos a oportunidade de ver muita coisa acontecendo na prática. Isso é muito importante. A oportunidade de estar aqui, enquanto algumas ações estão acontecendo. Tudo o que o jovem discute na escola ele leva para casa. Isso é uma forma de divulgar, de fazer com que as pessoas reflitam sobre o empreendimento, e também possam questionar", comenta.
Eliana Linhares, analista ambiental de Pernambuco, avalia as atividades como positivas. "O nosso trabalho é o de avaliar o cumprimento dessas condicionantes da licença e acompanhar a execução das atividades dos programas ambientais. Os programas socioeconômicos não tiveram nenhuma interrupção. A minha avaliação é muito positiva em relação ao cumprimento dessas condicionantes", comenta.
Programas Ambientais - Além do Programa de Comunicação, as demais ações desenvolvidas pelos 38 PBAs do Projeto possibilitam o conhecimento aprofundado do bioma Caatinga, não só no âmbito da fauna e da flora, mas também em diversos aspectos econômico-sociais, arqueológicos e na melhoria de vida de comunidades indígenas e quilombolas na área de impacto do empreendimento. O Ministério da Integração Nacional vai investir cerca de R$ 1 bilhão (aproximadamente 12% do orçamento das obras) em ações socioambientais, em cumprimento às condicionantes estabelecidas pelo Ibama.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Atualmente, as obras empregam mais 9.600 mil trabalhadores e contam com mais de 3.000 mil máquinas em atividades. Com conclusão prevista para 2015, o Projeto São Francisco, quando concluído, vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de nordestinos nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.