Notícias
Projeto São Francisco irá melhorar qualidade da água do sertão
Técnicos do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional realizam, nesta semana, coletas hídricas da 6ª Campanha do Programa de Monitoramento de Qualidade da Água e Limnologia. No período de 30 de janeiro a 21 de março de 2011, foram realizadas coletas de amostras em 43 pontos, sendo 18 no Eixo Leste e 25 no Eixo Norte do Projeto, restando ainda 12 pontos para finalização desse trabalho.
Integrante do Projeto Básico Ambiental do empreendimento, o Programa de Monitoramento de Qualidade da Água e Limnologia tem como objetivo aprofundar o conhecimento e monitorar a qualidade da água do rio São Francisco, nos locais das estruturas de captação, e nos rios e açudes que serão interligados ao Projeto de Integração. Por ano são realizadas quatro campanhas de qualidade da água, duas no período seco e duas no período chuvoso. Em 2011 acontecerão ainda mais três campanhas.
Em análises anteriores, foi constatado que o rio São Francisco apresenta características hídricas superiores às bacias receptoras. Sendo assim, os rios e açudes nordestinos que irão receber água do Projeto São Francisco terão uma significativa melhora na qualidade da água.
O Programa de Monitoramento de Qualidade da Água conta também com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, responsável pelas análises biológicas do material coletado. A professora Maria do Carmo Martins ressalta a importância dessa parceria: "diversos alunos de mestrado e doutorado realizam pesquisas a partir desses estudos, o que aumentará o conhecimento sobre a região". As análises realizadas pela instituição são custeadas pelo Ministério da Integração Nacional.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma obra do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, destinado a assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semi-árida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.