Notícias
Projeto São Francisco inicia construção do túnel Cuncas II, no Eixo Norte
O Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional iniciou, na última semana, a construção do túnel subterrâneo para transporte de água, o Cuncas II, no lote 14 do Eixo Norte. A nova frente de trabalho está concentrada na saída do túnel, onde iniciaram os serviços de detonações e perfurações para começarem as escavações em rocha.
Nesta segunda-feira (02/05), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, acompanhou de perto a execução dos trabalhos nas saídas dos túneis Cuncas I e II, juntamente com o secretário de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner Padilha Martins, e o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos, Marcelo Borges. Durante a visita, o ministro aproveitou para conhecer o funcionamento das máquinas de perfuração.
O lote 14 é composto da construção de dois túneis: o Cuncas I, o maior túnel da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão; e o Cuncas II, com quatro quilômetros de comprimento. A entrada do Cuncas II está localizada no município de São José de Piranhas (PB) e sua saída em Cajazeiras (PB).
O investimento nesse lote de obra é de, aproximadamente, R$ 203,3 milhões, com o prazo de conclusão até dezembro de 2012. Cerca de 520 homens foram contratados para os serviços e parte da mão-de-obra é formada por trabalhadores da região. Todas as atividades executadas são monitoradas pela supervisora de obra e pelo Ministério da Integração Nacional a fim de garantir a segurança de todos os trabalhadores envolvidos.
O Projeto São Francisco é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que garantiu mais de R$ 5 bilhões para suas obras, estudos, projetos e demais ações, que engloba a construção de dois canais: o Eixo Norte, com 426 quilômetros, e o Eixo Leste, com 287 quilômetros. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, além de gerar emprego e promover a inclusão social.