Notícias
Projeto São Francisco: Analistas do IBAMA visitam famílias reassentadas em Vilas Produtivas Rurais
Técnicos do Ministério da Integração Nacional acompanharam na última semana, nos Eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, equipe de analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), órgão licenciador responsável pelo acompanhamento da execução dos 36 Programas Ambientais que visam minimizar os impactos sociais e ambientais do Projeto São Francisco.
O IBAMA acompanhou o sorteio das casas junto aos futuros moradores da Vila Produtiva Rural (VPR) de Queimada Grande e visitou as famílias que já estão reassentadas nas VPR Negreiros e Uri. Participaram, ainda, da realização da capacitação sobre Ética e Relações Humanas ministrada para os futuros moradores da VPR Malícia. Todos esses eventos ocorreram no Eixo Norte no município de Salgueiro (PE). No Eixo Leste, o órgão licenciador visitou as futuras instalações da VPR Salão no município de Sertânia (PE).
"De um modo geral, percebemos que as pessoas estão muito satisfeitas com as casas das Vilas. Muitos começaram até a plantar e estão pensando em desenvolver projetos para agregar renda, como a plantação de palma, que poderá ser utilizada no período da seca para a alimentação de animais. Também vale ressaltar as capacitações realizadas antes e pós-transferência", disse Eliana Linhares, analista do IBAMA.
As famílias já transferidas e em processo de transferência para as Vilas Produtivas Rurais estão recebendo capacitações de qualidade de vida. A ação educativa faz parte do processo de reinserção e organização socioeconômica das famílias assistidas pelo Programa de Reassentamento de Populações do Projeto São Francisco.
O objetivo é preparar as famílias para a atuação nos cargos administrativos da associação e para a adoção de estratégias de desenvolvimento sustentável das Vilas, visando à melhoria da qualidade de vida e garantia da boa convivência em comunidade.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma obra do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, destinado a assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semi-árida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.