Notícias
Projeto do Pnud capacitará cerca de nove mil agentes de defesa civil no país
Acordo firmado entre o Programa e a Defesa Civil Nacional garantirá a formação de profissionais em regiões brasileiras
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) capacitará, até 2014, cerca de nove mil agentes de defesa civil no Brasil. Inicialmente, os cursos ocorrerão em estados com maior risco e prevalência de desastres - localizados no Sul, Sudeste e Nordeste - e irão progredir gradualmente, visando à atender todas as regiões do país.
Para definir o planejamento do curso e validar os conteúdos que serão repassados aos participantes, nesta terça-feira (17), representantes do Pnud e da Defesa Civil Nacional participam de workshop no Ministério da Integração Nacional, em Brasília. A fase piloto das aulas começará em outubro nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em seguida, será replicada para os demais estados. As primeiras turmas farão parte do módulo básico e receberão conteúdo inicial de defesa civil.
Posteriormente, haverá um diagnóstico apontando quais as necessidades de formação dos estados e municípios, que dará início à fase de identificação de novos temas e módulos especializados de formação. A capacitação será feita com o apoio do Centro Regional para América Latina e Caribe do Programa.
Fortalecimento das defesas civis - Segundo Armin Braun, diretor de Minimização de Desastres do ministério, o curso será fundamental para complementar a formação dos profissionais e, consequentemente, fortalecer as defesas civis locais. "Os participantes vão aprender a trabalhar com gestão de riscos, a organizar bem uma defesa civil, saber o que fazer desde ações de prevenção e mitigação, além das fases de preparação e resposta a desastres", explica.
Braun reforça que nenhuma sociedade ou governo pode abdicar de fazer a gestão integral de riscos. "Ou seja, gerenciar as políticas, o trabalho, os esforços e as ações de forma coordenada, buscando a redução de danos, com foco na população", destaca.
Reconhecimento internacional - De acordo com Moema Freire, oficial de programa do Pnud, o acordo irá projetar o Brasil internacionalmente em questões relacionadas à gestão de risco de desastres. "O Centro Regional trará experiências internacionais já mapeadas para apoiar o desenvolvimento no contexto nacional. Além disso, ao final desse processo, esperamos que o que foi desenvolvido no Brasil e as boas experiências identificadas aqui possam ser compartilhadas com outros países", pontua.
Mathieu Destrooper, do Centro Regional para América Latina e Caribe, acredita que o Brasil está no caminho certo, investindo na prevenção. "Notamos que a visão da Secretaria Nacional de Defesa Civil está se alterando. Já não é de preparação e resposta, mas também é de prevenção. Compartilhamos dessa ideia e queremos sustentar mais capacitações, com novos temas que vão de prevenção até recuperação", afirma.