Notícias
Primeiro Polo da Rota da Tecnologia e Comunicação será implementado em Recife
Oficina de planejamento estratégico coordenada pelo MDR reuniu produtores pernambucanos para a criação do Mangue Digital
Brasília-DF, 5/6/2019 - A Região Metropolitana do Recife (RMR) recebeu nesta semana a primeira oficina de planejamento estratégica para a implementação de um Polo da Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que integra o programa Rotas da Integração Nacional, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A unidade será chamada Mangue Digital e foi instituída após debates na sede da Superintendência Regional do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife (PE).
As ações tiveram como objetivo construir o diagnóstico territorial e traçar uma estratégia de ação compartilhada, além de elencar uma carteira de projetos que poderão ser desenvolvidos por integrantes do Polo. Nele, estarão reunidos diversos produtores de inovação e de tecnologias da informação.
A Região Metropolitana do Recife foi escolhida para dar o pontapé inicial na Rota da TIC por ser uma das áreas de maior concentração de empresas produtoras de tecnologia do País. Durante as atividades, foi formado o Comitê Gestor do Polo, que ficará responsável por tocar as ações do projeto. Além disso, foi definida a visão de futuro do empreendimento e validada uma carteira de projetos, destacando-se o desenvolvimento de uma plataforma simplificada para o cruzamento de necessidades de negócios com disponibilidade de soluções de TIC. O fomento para a cooperação entre pesquisadores nacionais e internacionais também foi pauta do encontro.
O eixo de financiamento prevê, entre outros atos, a criação de um fundo garantidor de projetos, redução da burocracia para acesso ao crédito e utilização de linha específica para pesquisa e desenvolvimento (P&D) do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene.
“A Política Nacional de Desenvolvimento Regional [PNDR] tem, entre suas estratégias, a potencialização de uma rede de Arranjos Produtivos Locais que sejam integrados setorial e territorialmente. Essa diretriz foi fixada no sentido de produzir efeitos positivos para o desenvolvimento regional brasileiro”, afirmou o coordenador-geral de Sistemas Produtivos e Inovativos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Vitarque Coelho.
Nos próximos meses, a Rota da TIC será ampliada. A expectativa é que, além de Pernambuco, sejam implementados Polos no Distrito Federal, na Paraíba e no Paraná. Em paralelo, o MDR também irá criar a Rota da Economia Circular. A previsão é que as oficinas para a instalação dos polos sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
Rotas da Integração
A Rota da TIC faz parte do programa Rotas da Integração Nacional, que atua com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) buscando promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento. Atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões.