Notícias
Prevenção pode evitar desastres por deslizamentos
Em janeiro de 2011, o estado do Rio de Janeiro foi arrasado por enchentes e deslizamentos de terra, que ocasionaram inúmeros danos e mortes. Os estudos desse incidente foram apresentados nesta quarta-feira (13/04) na mesa "Fenômenos Meteorológicos, Efeitos Geológicos, Desastre Urbano - Região Serrana do Rio de Janeiro".
Segundo o palestrante Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, mais de 3 mil deslizamentos ocorreram apenas neste município, que foi o mais afetado na região. O especialista acredita que a destruição em Nova Friburgo foi agravada também pela falta de verba para prevenção: "Precisamos mudar a mentalidade do nosso país para não ser surpreendido com novas tragédias. É mais barato investir em prevenção do que em reconstrução de uma cidade."
Também participaram desta mesa Marcos Thadeu Abicalil, especialista sênior em Recursos Hídricos e Saneamento do Banco Mundial, Paulo Canedo, professor de hidrologia da UFRJ, Francisco Dourado, professor de geologia da UERJ, e Ícaro Moreno Junior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro.