Notícias
Presidenta Dilma e ministro Gilberto Occhi sobrevoam fronteira oeste do RS
Governo federal vai montar força-tarefa para resgatar pessoas, restaurar cidades e estradas e retirar moradores dos locais de risco.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, acompanhou a presidenta Dilma Rousseff em um sobrevoo na manhã deste sábado (26/12) nas áreas atingidas pelas cheias na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A presidenta afirmou que o governo federal vai montar uma força-tarefa com o objetivo de priorizar o resgate das pessoas, a restauração das cidades e de suas estradas vicinais e a retirada dos moradores de locais que apresentem risco.
O sobrevoo partiu da cidade gaúcha de Uruguaiana, um dos 12 municípios que decretaram situação de emergência em função das chuvas no período natalino. O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Edson Brum, e o prefeito de Uruguaiana, Luiz Schneider, acompanharam o sobrevoo. Nos próximos dias, o ministro Gilberto Occhi deve retornar à região para avaliar com os prefeitos dos municípios atingidos como será encaminhada a ajuda federal.
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, destacou que o Ministério da Integração Nacional (MI) enviou ao Rio Grande do Sul, antes mesmo da visita deste sábado, 4 mil kits dormitórios, 3,2 mil kits de limpeza e 3,2 mil kits de higiene pessoal.
De acordo com o boletim deste sábado da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul (Cedec/RS), a chuva já afetou cerca de 1.940 famílias em 39 municípios. Estão desalojadas 941 famílias e 153 estão desabrigadas.