Notícias
Prêmio Celso Furtado tem recorde de inscrições
Aumento foi de 26% em relação à edição anterior
A terceira edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional teve recorde de inscrições. Foram registrados 885 trabalhos, entre teses de doutorado, dissertações de mestrado, experiências exitosas e projetos inovadores para implantação no território. O número representa um aumento de 26% em relação à última edição, quando foram contabilizadas 701 inscrições.
"Ano após ano, o número de participações é crescente, o que demonstra um aumento do envolvimento da sociedade com as ações de desenvolvimento regional no País", afirma a secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Adriana Alves.
Lançado em 2009, o prêmio tem o objetivo de identificar medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões brasileiras e promover a equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento. Adriana explica que o Celso Furtado foi concebido como estímulo à reflexão e ao debate sobre o estágio atual da questão regional brasileira, além de ser um instrumento de promoção e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.
"Os trabalhos vão contribuir para a compreensão do tema e para a identificação de projetos inovadores a serem implantados no território, que demonstrem potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala macrorregional e sub-regional", diz a secretária.
Esta edição homenageia o professor e economista Armando Dias Mendes, um dos ícones do pensamento crítico sobre o desenvolvimento da Amazônia. A entrega do prêmio deve ocorrer em março de 2015.