Notícias
Prêmio Celso Furtado é apresentado em Brasília
O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional Edição 2012: homenagem a Rômulo de Almeida, terá apresentação em Brasília nesta segunda-feira (14/05), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), quando também será realizado o painel "Políticas Públicas para Redução das Desigualdades Regionais".
A sessão de abertura da cerimônia terá participação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Ministério da Integração Nacional; da Sudeco; Banco do Brasil; Sebrae; Codevasf; e Secretaria de Planejamento do Distrito Federal.
O prêmio Celso Furtado, concedido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da SDR, em parceria com o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Públicas para o Desenvolvimento, está sendo apresentado em todas as capitais brasileiras, etapa que será encerrada no dia 30 de junho. As inscrições podem ser feitas até 31 de julho, pelo site http://www.integracao.gov.br/premio.
Os interessados podem confirmar presença pelo telefone (61) 3414-5876 ou pelo e-mail premiodesenvolvimento@integracao.gov.br.
O valor das premiações chega R$ 209 mil, contemplando trabalhos inscritos nas seguintes categorias:
Categoria I - Produção do Conhecimento Acadêmico: concorrerão teses de doutorado e dissertações de mestrado, que abordem temas para o aprofundamento do conhecimento da questão regional brasileira ou para a implementação de ações comprometidas com a redução das desigualdades regionais, como forma de contribuir para a compreensão da temática e a identificação de medidas de intervenção adequadas ao estágio atual das disparidades regionais no Brasil.
Categoria II - Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional: concorrerão relatos de experiências em andamento, com resultados positivos concretos, implementadas por instituições governamentais das esferas federal, estadual ou municipal, por entidades privadas e pela sociedade civil, que tenham gerado mudanças estruturais e transformações no território onde está instalada e em seu entorno.
Categoria III - Projetos Inovadores para Implantação no Território: concorrerão propostas inovadoras de atuação no território, de natureza social, econômica, cultural ou ambiental, com comprovado potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala sub-regional ou macrorregional, voltados para dinamização econômica e inclusão produtiva, diversificação e fortalecimento da base produtiva e manutenção da competitividade.