Notícias
PPP é apontada como solução para o metrô gaúcho
Durante sua visita ao Rio Grande do Sul, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse que uma parceria público-privada (PPP) foi proposta para a viabilização do metrô de Porto Alegre. “Junto à equipe econômica do governo federal, estamos formatando um fundo garantidor, vinculado ao governo federal, mas com a participação do Estado, que traz a possibilidade de formatação de uma PPP para executar a obra”, afirmou o ministro ao final da reunião com o governador Galpão Crioulo.
A ideia ajuda a solucionar o impasse de mais contrapartida do Estado para o projeto. O ministro explicou que na reunião foram examinados todos os projetos no campo do saneamento, da habitação, do desenvolvimento urbano e da mobilidade apoiadas pelo Ministério. Na ocasião, destacou que “a carteira de investimentos no campo da mobilidade e dos transportes chega a 8 bilhões de reais, e a maior intervenção delas é o metrô”.
Kassab também mencionou que sua visita ao estado dá continuidade aos compromissos firmados pela presidenta Dilma em seu primeiro mandato. “Essa é uma oportunidade que temos de avaliar como está o andamento dos projetos, a execução das obras”, disse Kassab, que também se encontrou com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati.
Até o momento, Kassab já se reuniu com 14 governadores, 13 prefeitos de capitais e dezenas de autoridades municipais de todas as regiões. As visitas fazem parte da série de reuniões que Kassab vem fazendo com governadores de Estados e prefeitos de capitais sobre as obras e projetos apoiados pelo ministério das Cidades.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades