Notícias
Potencial tocantinense para irrigação é enfatizado durante visita
"A irrigação é a nova fronteira para a geração de emprego, trabalho e renda e o Ministério da Integração vai contar na sua estrutura, com a Secretaria Nacional da Irrigação e nós teremos oportunidade de celebrar novas parcerias com o Governo do Estado, para que a gente possa empurrar o desenvolvimento do Brasil". Com estas palavras, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, encerrou sua visita ao Tocantins, nesta quinta-feira (24/03), quando, junto com o governador Siqueira Campos, visitou as obras da ponte sobre o Rio Tocantins, no município de Miracema e o Projeto Polo de Fruticultura Irrigada São João, em Porto Nacional.
Segundo o ministro, a obra sobre a ponte, prevista para ser entregue em dezembro deste ano, está adiantada e deve terminar até o mês de setembro. "Só com o PAC 1, investimos cerca de 333 milhões no Tocantins e estamos terminando a ponte que visitamos, orçada em aproximadamente 100 milhões. Valores estes que certamente serão somados a mais investimentos que o Tocantins receberá, pois sozinho, tem o potencial de irrigação de todo o nordeste brasileiro", disse o ministro acrescentado que sentiu-se muito feliz em conhecer o Tocantins, principalmente por ele estar representado por seu "idealizador e patrocinador da idéia de sua criação", o governador Siqueira Campos.
Siqueira Campos agradeceu a visita de quem segundo ele, é "um dos pais" do Tocantins que votaram pela criação do Estado e enfatizou que a vinda de Fernando Coelho, sela o bom relacionamento do Tocantins com o Ministério e com certeza abrirá portas para novos projetos e investimentos. "Sua visita foi muito proveitosa e a partir dela haverá uma sucessão de coisas. A semente plantada hoje, com certeza crescerá e dará frutos", ressaltou.
Projetos
As sementes citadas por Siqueira Campos são ações como o Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins - Prodoeste, apresentado ao ministro, pelo secretário da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café. O programa é resultado de uma parceria público-privada, entre o Governo do Estado do Tocantins e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - Bid.
As ações do programa, que será instalado em uma área de 200 mil hectares, envolvem a construção de barragens na região de Lagoa da Confusão, nos rios Dueré, Riozinho, Xavante, Pium, Urubu e Formoso, para garantia de água no período de seca. Cerca de 166 milhões de dólares serão investidos no projeto, sendo que 40% deste valor é contrapartida do Governo do Estado, recursos oriundos do Tesouro Estadual.