Notícias
Paraíba abre inscrições para a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil
Evento ocorre no dia 26 de maio e vai reunir 154 municípios do Estado
Brasília-DF, 20/05/2014 - A Paraíba vai realizar sua 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil na segunda-feira, 26. Os representantes eleitos nas etapas municipais e demais participantes podem fazer o credenciamento para a conferência no site da Defesa Civil do Estado . Ao todo, 154 municípios participaram das discussões sobre políticas públicas na área de defesa civil e enviaram propostas para a conferência estadual.
O evento ocorre no Tropical Hotel Tambaú (localizado na Avenida Almirante Tamandaré, 229), em João Pessoa, e deve contar com a participação de 600 pessoas. A abertura solene da conferência está prevista para as 9h. Esta é uma das etapas preparatórias da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC), que vai ocorrer de 4 a 7 de novembro.
Para Armin Braun, diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil Nacional, este "é um grande momento para escutarmos a sociedade e os órgãos de defesa civil. A ideia é debater esse tema, ouvir opiniões e, com isso, estruturar os caminhos que deverão ser seguidos no futuro".
Sobre a 2ª CNPDC
Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a reorganização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, criando condições para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).
Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o país, divididas em: municipais, intermunicipais, estaduais, distrital, livres, virtual e a etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da conferência nacional, prevista para novembro, em Brasília. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil e da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.