Notícias
PAC 2 vai levar mais água para sertão de Sergipe
Uma produtiva reunião de trabalho. Assim destacou o governador de Sergipe Marcelo Déda nesta segunda-feira (21/03) ao receber o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, no Palácio de Veraneio. O objetivo foi mostrar as reivindicações do Estado e agilizar os convênios e projetos que já se encontram tramitando no ministério desde o governo passado, além de intensificar a colaboração do ministério com as secretarias estaduais conveniadas.
Na oportunidade, o governador externou ao ministro que o projeto central do Governo do Estado é incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como prioridade do Governo Federal, a construção do Canal de Xingó, obra de aproximadamente 100 quilômetros e orçada em R$ 800 milhões.
Uma vez construído, o Canal trará água para uso múltiplo no Semiárido, viabilizando a regularização da oferta de água tratada para consumo humano na região do Agreste, além de programas estruturantes como o perímetro irrigado Manoel Dionísio Cruz e a conclusão da obra da adutora do São Francisco.
O ministro Fernando Bezerra Coelho enfatizou a relevância da reunião e as prioridades do Governo do Estado sobre as obras e ações previstas no PAC 2, pertinentes às áreas de Infraestrutura Hídrica e Irrigação.
"Saímos daqui com as informações que recebemos sobre a necessidade de ser aberta a discussão para uma intervenção ainda mais importante no que diz respeito a um grande canal que é hoje denominado Canal de Xingó, e que poderá viabilizar o acesso à água para mais de 37 assentamentos rurais, como também segurança hídrica para o estado. É um novo projeto, é um sonho antigo do povo sergipano", disse o ministro.
O governador Marcelo Déda fez questão de elogiar a iniciativa do ministro de vir até o Estado saber e conhecer de perto as demandas, fato raro em ocasiões passadas. "Anteriormente, os governadores iam até Brasília, tinham que ir aos ministérios. O ministro deu uma grande demonstração nesse sentido", revelou.
*Com informações do Governo do Estado do Sergipe