Notícias
Oficina da Agricultura Irrigada debate problemas do setor
Brasília - O fórum de debate foi a principal atividade no primeiro dia da Oficina para Elaboração do Plano Estratégico da Agricultura Irrigada, que está sendo realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, nesta quinta-feira e sexta-feira (03 e 04/02), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.
A proposta do fórum é discutir os principais problemas e resoluções dos setores público e privado da Agricultura Irrigável no território brasileiro, para que se construa uma agenda de compromissos para a futura Secretaria Nacional de Irrigação da Integração Nacional (Senir).
Para o Secretário Nacional de Irrigação, Ramon Flávio Rodrigues, o evento norteia uma intervenção do Ministério da Integração Nacional no setor da irrigação, e ainda, mostra que a nova administração fornecerá todo o apoio ao setor.
Segundo Antônio Felix Domingues, coordenador da Agência Nacional de Águas, "é necessária essa grande retomada dos diversos órgãos, instituições e dos próprios irrigantes na criação de um fórum de discussão da Agricultura Irrigada, para tornar o Brasil um grande vencedor no setor".
O trabalho se baseia no Relatório Final do Modelo Lógico realizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em 2009, em que foram diagnosticados os principais problemas da Agricultura Irrigada no Brasil.
A baixa utilização do potencial das áreas irrigáveis é tema central do evento, desmembrados nos seguintes sub-temas:
- Alto custo inicial para a implantação dos sistemas de irrigação e drenagem;
- Insegurança quanto à continuidade da atividade de agricultura irrigada;
- Fragilidade institucional no tratamento da agricultura irrigada pelo setor público;
- Infraestrutura deficiente e insuficiente para o desenvolvimento da agricultura irrigada;
- Precariedade nos instrumentos financeiros e econômicos;
- Dificuldade de inserção da produção da agricultura de irrigação nos mercados internos e externos;
- Dificuldade de Implantação e funcionamento dos perímetros públicos.
Para viabilizar essas ações estruturantes foram formados grupos de cinco componentes, dos 50 representantes das instituições e órgãos participantes, para elaborarem Planos de Ação da Agricultura Irrigada. As propostas serão entregues ao final da Oficina, que se encerra na sexta-feira (04/02), com proposições objetivas e visando transformá-las em ações futuras do Ministério da Integração Nacional.