Notícias
Oficina capacita profissionais para elaboração de plano emergencial
Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais participaram no mês de novembro da Oficina de Capacitação para a Elaboração de Planos de Contingência Municipais, realizada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).
Ao todo, 70 municípios foram contemplados com a ação, que envolveu cerca de 300 participantes e teve como objetivo a criação de um plano emergencial com foco no desenvolvimento de ações voltadas para a redução de riscos e preparação para desastres, tendo em vista a proximidade do período chuvoso nas Regiões Sul e Sudeste.
A oficina teve como referência o preenchimento de um plano de contingência a ser adotado como padrão pela Sedec. Na primeira etapa houve uma explicação sobre o plano; e na segunda os alunos se reuniram para preenchê-lo. Entre os assuntos abordados, os participantes informaram, por exemplo, se o município tem estudos que identificam possibilidades de desastres ou cenários de riscos, se possuem algum tipo de planejamento ou mecânica de monitoramento, alerta, alarme, resposta e retorno à normalidade, entre outros.
Elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do sistema municipal de Defesa Civil, o plano de contingência para enxurradas e deslizamentos estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres quando da atuação direta ou indireta em eventos relacionados a desastres naturais. Para isso, o municípios assumem o compromisso de atuar de acordo com suas prescrições bem como realizar as ações para criar e manter as condições necessárias para que possam desempenhar as atividades e responsabilidades nele previstas.
"As aulas promoveram a discussão sobre temas específicos, como identificação de riscos; sistema de monitoramento e alerta; formulação de simulados; solicitação e aplicação de recursos", explica Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres (DMD), da Sedec.
O projeto contou ainda com a colaboração dos Ministério das Cidades, Minas e Energia, Meio Ambiente, Planejamento e das Coordenadorias de Defesa Civil dos Estados participantes