Notícias
Obras executadas em perímetros irrigados no Ceará são vistoriadas
Um dos projetos, o 'Tabuleiros de Russas', já está com 95% das obras executadas e a previsão da conclusão é para este mês
No final de setembro, o Ministério da Integração Nacional enviou equipe para verificar o andamento das obras de implantação da segunda etapa dos projetos de irrigação Tabuleiros de Russas e Baixo Acaraú. Os perímetros irrigados estão localizados no estado do Ceará e são gerenciados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Entre os integrantes do grupo, estavam o secretário nacional de Irrigação do órgão, Miguel Ivan, o diretor geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel Júnior, e outros membros da diretoria do Departamento.
Com a execução de 95% das obras, o andamento do projeto Tabuleiros de Russas está bastante avançado e irá contribuir para o acréscimo de mais 3.100 hectares na área dos 10.765 hectares já implantados na primeira etapa. A entrega da segunda fase está na agenda de obras a ser inaugurada pela presidenta da República Dilma Rousseff, com conclusão prevista para até 31 de outubro próximo.
Nos locais visitados, foi possível avaliar melhor a evolução do empreendimento junto aos técnicos da empresa responsável pela execução. O grupo percorreu cerca de 100 Km dos 274 Km de estradas do perímetro irrigado, que já tem 250 Km de canais e 11 milhões de metros cúbicos de água na barragem Curral Velho.
"O que vimos foram exemplos de produtores locais e de outras partes do país demonstrando na prática a vocação que a região tem para a fruticultura irrigada. Eles estão produzindo e mostrando que a irrigação é um vetor importantíssimo de desenvolvimento regional", afirmou Miguel Ivan.
Já no perímetro irrigado Baixo Acaraú, o secretário conheceu a estação de bombeamento na Barragem Santa Rosa, a sala de automação e a central de energia elétrica. O grupo também esteve no lote de um produtor de banana e em uma agroindústria de coco. "A obra em um perímetro irrigado é realizada em função do produtor. A agricultura irrigada está diretamente ligada a vidas que necessitam de emprego e renda digna", concluiu ele.
Outros temas tratados pelo secretário e a equipe do DNOCS foram o avanço e as melhorias das obras por meio do 'Programa Mais Irrigação' - lançado pelo governo federal em novembro do ano passado. "Desde o início do Programa, houve a convicção de que esses projetos deveriam constar em nossa carteira de investimentos. O compromisso é com o desenvolvimento da irrigação no Ceará e em todo o país", destacou Ivan.