Notícias
“O símbolo do MCMV é a mulher brasileira”, diz ministro Aguinaldo Ribeiro
Para o ministro, além de oferecer a casa própria para a população, o MCMV é um programa de ação social e econômica. Segundo ele, o programa gera aproximadamente 1,4 milhão de empregos por ano. “A construção deste residencial moveu a economia local para que fosse possível entregar a primeira casa própria para muitas pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida”, disse.
Aguinaldo Ribeiro entregou as chaves da casa de Tadeu Alcino, 29 anos. Ao nascer, ele sofreu uma paralisia cerebral e perdeu a mãe aos cinco anos de idade. A irmã Maria Cecília Alcino, 59 anos, que assumiu a responsabilidade de criá-lo, conta que o sonho dele sempre foi ter uma casa com quintal. “Nunca fiquei tão alegre. Todos falavam que ele por ser deficiente não ganharia uma casa. Eu fiz até promessa”, contou. A irmã do beneficiário já visitou a casa e disse que pretende construir uma horta e plantar flores com a ajuda de Tadeu. “A nossa casa é verde, cor da esperança”, finalizou contente.
Maria Heliane dos Santos, 56 anos, também recebeu as chaves da sua primeira casa própria. Ela nasceu em Pilar e foi para São Paulo em busca de oportunidades, mas sentiu saudades da família, voltou e desde então mora com os irmãos. “Quando vi meu nome na lista sabia que a minha vida iria mudar completamente. Vou poder fazer um almoço para receber meus quatro netos”, contou Maria.
Ao conversar com os beneficiários, o ministro Aguinaldo Ribeiro disse que cada morador do novo condomínio deve cuidar do seu imóvel. “Este é um bem precioso. É um patrimônio que vocês conquistaram. Por isso, cuidem com carinho das suas casas. Esta é uma nova fase que se inicia”.
O ministro Aguinaldo Ribeiro também entregou ao aposentado Dionísio Severino, 71 anos, o cartão do Minha Casa Melhor. Este cartão oferece ao beneficiário a oportunidade de comprar móveis e eletrodomésticos. Dionísio tem quatro filhos e morou de aluguel a vida toda. “Meus móveis estavam todos velhos, agora vou renovar todos. Eu não teria oportunidade se não fosse este cartão”, disse.
Segundo Aguinaldo Ribeiro, o programa Minha Casa, Minha Vida não seria possível sem as parcerias entre Governo Federal, estadual e municipal. “O programa já foi pensado com estas parcerias. Ninguém faz nada sozinho”, finalizou.
O prefeito de Pilar, Carlos Alberto Canuto, discursou sobre a importância de cada cidadão ter a sua privacidade. “A partir de hoje todos terão privacidade, casa própria mobiliada com saneamento, mais saúde, paz e tranquilidade”, afirmou Canuto. Também participaram da cerimônia, os senadores Fernando Collor e Benedito de Lira. Após o evento, o ministro Aguinaldo Ribeiro embarcou para Florianópolis (SC) para assinatura de contratos de obras de pavimentação.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades