Notícias
O Maio Amarelo – Atenção pela vida
O Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais uma vez aderiu ao movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes no trânsito, o Maio Amarelo – Atenção pela vida. Este ano a ideia é vestir a camisa, literalmente. Um gesto simples que serve como meio de conscientização e sensibilização de todos sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo.
Nomeado como o Dia do Amarelo, a ação propõe que os servidores e colaboradores do MCidades usem vestimenta ou acessório de cor amarela, cor da “atenção pela vida”, no dia 2 de maio.
A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da “atenção pela vida”. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.
O ato é uma ação concreta e permanente do MCidades, em parceria com o DENATRAN.
Maio Amarelo – é uma mobilização que tem o intuito de sensibilizar e conscientizar toda a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo.
O movimento surgiu após o sucesso dos movimentos Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama, e Novembro Azul, em prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês de maio, monumentos e prédios simbólicos do país recebem iluminação amarela.
O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013. A semana também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.
Outra referência mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços na redução de 50% no número de feridos e mortos no trânsito durante os próximos dez anos (2011 até 2020).
Acompanhe e participe do movimento através do site www.maioamarelo.com.br
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades