Notícias
O dia da agricultura familiar
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura pretende manter ampla discussão e cooperação do tema nos âmbitos nacional, regional e global até o final do ano
Vinte e cinco de julho é considerado o Dia Internacional da Agricultura Familiar. A data faz coro aos debates promovidos em 2014 pelo Ano Internacional da Agricultura Familiar, definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para aumentar na sociedade a conscientização e o entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam, como também ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiá-los.
"A agricultura familiar contribui para a erradicação da fome e da pobreza, para a proteção ambiental e para o desenvolvimento sustentável", afirma o secretário nacional de Irrigação, Guilherme Costa.
Há mais de 500 milhões de propriedades agrícolas familiares no mundo. Suas atividades rurais são geridas e conduzidas por uma família e contam predominantemente com mão de obra familiar. No Brasil, há mais de 4 milhões de estabelecimentos familiares rurais.
A renda do setor responde por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário e por 74% da mão de obra empregada no campo, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 manterá, até dezembro, discussão e cooperação nos âmbitos nacional, regional e global sobre o tema.