Notícias
Novo entreposto de mel em Bocaiuva reforçará apoio a apicultores no Norte de MG
Município é o terceiro maior produtor no estado. Expectativa é beneficiar mais de 500 apicultores da região
Os investimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), têm fortalecido a apicultura em municípios de Minas Gerais. Entre 2012 e 2014, cerca de R$ 1,3 milhão foi destinado a ações de fomento ao trabalho de apicultores na região. Cinco unidades de beneficiamento de mel já foram construídas nas cidades de Januária, Porteirinha, Mato Verde, Matias Cardoso e Nova Porteirinha. Produtores do município de Bocaiuva, no Norte do estado, serão os próximos contemplados com a construção de um entreposto de mel.
A unidade proporcionará melhorias na produção e na comercialização e beneficiará diretamente 65 produtores do assentamento Para Terra II. A expectativa, no entanto, é favorecer mais de 500 apicultores da região. De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Bocaiuva é o terceiro maior produtor de mel no estado de Minas Gerais.
Para o presidente da Associação de Apicultores de Bocaiuva, Ivan Almeida, a construção do entreposto vai incrementar a renda familiar dos produtores da região. "Nós temos uma casa de mel muito pequena e com baixa capacidade de produção, o que nos limita a atender apenas a demanda local. Com os investimentos numa nova unidade, poderemos adquirir certificação sanitária para atender a outros mercados, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de agregar mais valor ao produto final", explica.
"Esse entreposto é uma obra estratégica para o desenvolvimento da apicultura na região, justamente porque atenderá uma área com grande produção de mel no Norte de Minas. Os municípios de Glaucilândia, Bocaiuva e Engenheiro Navarro, juntos, possuem uma produção média anual de 300 toneladas", ressalta o engenheiro agrônomo Alex Demier, chefe da unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais.
Segundo ele, a apicultura tem se mostrado como uma das principais alternativas de renda para os agricultores familiares do Norte de Minas. "Hoje, aproximadamente mil famílias exploram a apicultura como fonte de renda. É uma cultura que sente menos os efeitos da estiagem, o que é um grande diferencial para essa região", ressalta o engenheiro agrônomo.