Notícias
Nota sobre o Projeto São Francisco em Floresta
Após negociações iniciais entre Ministério da Integração Nacional e entidades locais, a partir desta segunda-feira (13/10), a Força Nacional de Segurança atua nas proximidades de Floresta, em Pernambuco, com o intuito de garantir a continuidade das atividades nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco e a segurança dos trabalhadores. Cabe ressaltar que o ministério cumpre o cronograma oficial de andamento das obras e, até o final deste ano, a Meta 1 Leste (Meta Piloto) estará em pré-operação, o que significa que os sistemas, equipamentos e estrutura estão em preparação para a futura operação comercial.
Cabe ainda informar que a fase de testes de bombeamento acontece após a abertura das ensecadeiras (barramento) no Projeto, processo iniciado em agosto. O enchimento dos canais até as primeiras Estações de Bombeamento (EB) de cada eixo representa a primeira etapa de pré-operação do empreendimento.
Ressalta-se que, o volume de água a ser bombeado até o final deste ano representa apenas 0,06% da capacidade do reservatório de Itaparica. Da quantidade atual, representa somente 0,3%. O volume de água a ser utilizado no teste de bombeamento não terá qualquer impacto no abastecimento da cidade ou dos irrigantes.
O governo federal está em diálogo permanente com as autoridades locais, inclusive, autorizou o aumento temporário da vazão efluente do reservatório de Sobradinho para recuperar parcialmente parte do volume do reservatório Itaparica, em benefício de irrigantes e aquicultores locais.
As obras do Projeto deverão ser concluídas, em sua totalidade, até dezembro de 2015. O empreendimento apresenta 64,6% de execução física. Mais de 11.500 trabalhadores atuam na construção. Cerca de quatro mil máquinas estão em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão das obras. Até junho de 2015, as obras até o reservatório Jati (CE), no Eixo Norte, e até o reservatório de Moxotó (PE), no Eixo Leste, que totalizam quase 300 quilômetros, deverão estar concluídas.
As negociações foram bem sucedidas e os testes necessários serão realizados nos cronogramas previstos.
Atualizada em 13/10/2014, às 15h45