Notícias
Nota da Defesa Civil Nacional sobre a formação de novo ciclone no Sul do País
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), está atenta à formação de um novo ciclone extratropical na região Sul do País, especialmente para a área que compreende os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As fortes chuvas que caíram na noite desta terça-feira (7) causaram inundações de rios e há risco de deslizamentos em algumas áreas no território catarinense.
Equipes técnicas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR, mantêm a dinâmica de envio de alertas às autoridades locais e à população. Desde segunda-feira (6), mais de 20 avisos sobre situações de risco geraram 1,7 milhão de mensagens via SMS para celulares cadastrados no serviço da Defesa Civil Nacional, nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Os avisos são gerados a partir do trabalho realizado junto a institutos de meteorologia e ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Desde a ocorrência do primeiro ciclone, na última semana, foram emitidos 68 alertas de riscos de desastres aos estados do Sul - 53 para Santa Catarina, 9 para o Paraná e 6 para o Rio Grande do Sul. A partir disso, foram disparadas 8,5 milhões de mensagens SMS para números cadastrados.
Apoio às localidades afetadas
Uma equipe da Defesa Civil Nacional permanece em Santa Catarina para apoiar as defesas civis locais no levantamento de danos provocados pelo ciclone que atingiu a região Sul na última semana. O diagnóstico é indispensável para o processo de solicitação de ajuda federal. No sábado (4), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobrevoaram áreas atingidas no estado catarinense e também se reuniram com autoridades do estado e de municípios.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil está viabilizando, ainda, um canal de comunicação direto e permanentemente acessível entre profissionais da Pasta e representantes das cidades que enfrentam o desastre natural. Até o momento, são pelo menos 188 localidades catarinenses, 83 no Paraná e 52 no Rio Grande do Sul com registros de danos. Equipes federais responsáveis pela análise dos processos estão disponíveis por meio de videoconferências para orientar os gestores locais na solicitação de recursos da União.
Cadastre-se para receber alertas
A Defesa Civil Nacional envia alertas sobre riscos de desastres naturais sempre que necessário aos órgãos competentes. As defesas civis locais, por sua vez, encaminham esses avisos à população por meio de SMS nos celulares e mensagens nas TVs por assinatura.
Atualmente, nos três estados do Sul, 1,6 milhão de pessoas estão com celulares habilitados para recebimento dos alertas.
Para aderir ao serviço, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie sair e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP.
Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço é gratuito, está disponível em todos os estados do Brasil e não necessidade de cadastro prévio.