Notícias
Nota conjunta sobre as ações do Governo Federal em Petrópolis
Brasília, 17/02/2022 – As ações do Governo Federal em Petrópolis ocorrem desde a manhã dessa quarta-feira (16), quando uma equipe da Defesa Civil Nacional chegou à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para acompanhar in loco as ações de socorro e atendimento à população e dar apoio ao município nas solicitações de recursos federais.
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu o estado de calamidade pública de Petrópolis, no Rio de Janeiro, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. A portaria com o reconhecimento federal foi publicada na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU).
No final da tarde, o MDR autorizou o primeiro repasse de recursos para ações de defesa civil na cidade. Neste primeiro momento, serão destinados mais de R$ 2,3 milhões para assistência à população afetada e para início dos serviços de limpeza urbana. Outros repasses estão previstos para os próximos dias.
O Ministério da Defesa esclarece que o auxílio das Forças Armadas no estado do Rio de Janeiro ocorre por meio de ações de apoio à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Cerca de 800 militares das Forças Armadas atuam no socorro às vítimas das intensas chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis.
Nesta quinta-feira, conforme Portaria de NRº 870 do Diário Oficial da União, foi ativado um Comando Conjunto com base na estrutura do Comando Militar do Leste, situado no Rio de Janeiro (RJ).
Nesta quinta-feira, o Exército empregou homens e caminhões no auxílio de distribuição de donativos e na busca de vítimas. Também utilizou maquinário de engenharia para a liberação da Rua Dom Pedro, localizada na região central, via que servirá como alternativa de acesso para a cidade.
A Força Aérea instituiu um Centro de Controle de Tráfego Aéreo para coordenar o intenso tráfego aéreo e o deslocamento de helicópteros na região.
Desde ontem (16), a Marinha apoia às vítimas da chuva, com a desobstrução das principais vias atingidas, como no bairro Valparaíso. Paralelamente, a Força Naval instalou um hospital de campanha a fim de apoiar o sistema público de saúde da região.
O Ministério da Saúde enviou dois kits de apoio com meia tonelada de medicamentos e insumos necessários para atender a população em caso de emergência. Além disso, equipes do Ministério estão trabalhando nas áreas atingidas para reforçar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Pasta encaminhou, em cada kit, 32 tipos de medicamentos e 16 insumos preparados para serviços de emergência. A força-tarefa segue monitorando a situação de perto e fará novos envios de insumos e equipes, conforme o necessário nos próximos dias.
Segundo o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 13 Unidades Básicas de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois outros serviços de saúde foram danificados pelas chuvas.
Também nesta quinta-feira, o Ministério das Comunicações instalou uma antena de comunicação via satélite no posto de comando criado no Colégio Estadual Dom Pedro, no centro de Petrópolis. Nessa sexta-feira (18), mais antenas serão fornecidas pela Pasta.
Ministério do Desenvolvimento Regional
Ministério das Comunicações
Ministério da Defesa
Ministério da Saúde