Notícias
No norte de MG, ministro inaugura novo sistema de bombeamento de perímetro irrigado
Estrutura vai garantir segurança hídrica a produtores da região. Gustavo Canuto esteve no Projeto Público Jaíba, nesta sexta-feira (13)
Brasília-DF, 13/9/2019 - O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, acompanhou, nesta sexta-feira (13), o acionamento do novo sistema de bombeamento flutuante do Projeto Público de Irrigação Jaíba, em Minas Gerais. A estrutura vai garantir a segurança hídrica de 28 mil hectares nas duas etapas já instaladas do empreendimento. Serão beneficiados ao menos 1.824 lotes familiares e outros 327 empresariais.
“Estamos inaugurando esse sistema, que vai garantir o bombeamento de água para 28 mil hectares cultivados de projeto. É uma iniciativa que tira o risco de escassez de água para produção de tantos agricultores. E mais produção significa maior geração de riqueza, mais renda para as famílias, mais emprego e isso leva ao desenvolvimento da região como um todo”, ressaltou o ministro Gustavo Canuto.
O Projeto Público de Irrigação Jaíba alcança territórios dos municípios de Jaíba, Matias Cardoso e Verdelândia, todos no norte de Minas Gerais. A área é considerada o maior perímetro irrigado contínuo da América Latina.
Em 2018, a renda bruta gerada pelo Polo de Irrigação Jaíba foi de cerca de R$ 274,4 milhões. Além disso, estima-se que o perímetro irrigado produziu mais de 254,3 toneladas de alimentos, com a geração de 11,5 mil empregos diretos e outros 17,2 mil indiretos. As principais culturas da região são banana, manga, limão, batata-doce e abóbora.