Notícias
Municípios de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul obtêm reconhecimento federal de emergência
Medida permitirá que cidades afetadas por desastres naturais tenham acesso a ações de apoio da Defesa Civil Nacional
O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (28), a situação de emergência em mais cinco municípios afetados por desastres naturais em Minas Gerais, na Bahia e no Mato Grosso do Sul. A medida, com vigência por 180 dias, permitirá que as prefeituras recebam apoio federal para socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas pelas ocorrências.
Em Mirabela (MG), Xique-Xique (BA) e Butirama (BA), o reconhecimento é decorrente do extenso período de estiagem. Também na Bahia, a seca tem afetado o município de Uauá. Já em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, inundações levaram a cidade à emergência.
As ações de apoio emergencial são coordenadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração. Inclui a distribuição de kits de assistência humanitária e de água potável, a remoção de famílias em áreas de risco, limpeza de vias públicas e recuperação de áreas danificadas, dentre outras ações. Para as regiões afetadas por seca e estiagem, por exemplo, possibilita o abastecimento de água por meio da Operação Carro-Pipa. O auxílio é complementar às ações dos estados e municípios.