Notícias
Mobilidade Urbana: visita as Cidades de Uberlândia e Sorocaba para oficinas finais no Projeto EEMU
O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), e em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, visitou, na última semana, as cidades de Uberlândia (MG) e Sorocaba (SP).
Ambas foram escolhidas no âmbito do Componente 4 do projeto de cooperação técnica Eficiência Energética na Mobilidade Urbana (EEMU), que prevê projetos demonstrativos de ações, políticas e estratégias de gestão de mobilidade urbana em duas cidades médias brasileiras, visando a Eficiência Energética. Na elaboração das atividades nos pilotos, o projeto EEMU trabalhou em estreita cooperação com a Secretaria de Trânsito e Transporte (SETTRAN), no caso de Uberlândia, e com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (URBES) e com a Secretaria da Mobilidade e Acessibilidade, no caso de Sorocaba. Esta abordagem mais prática do projeto EEMU possibilitou um maior intercâmbio de informações e experiências entre os níveis federal e municipal.
Sendo assim, realizou-se, nos dias 24 e 25 de julho, as oficinas finais do projeto em Uberlândia e Sorocaba, respectivamente. O propósito foi de trazer para o Ministério das Cidades uma compilação de resultados e lições aprendidas no âmbito das ações implementadas nas cidades piloto, além de receber um feedback e utilizá-lo como subsídio para implementar projetos e ações futuros, a partir da troca de experiências.
Participaram da visita técnica o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Morais Junior, o Diretor de Planejamento e Informação, Cléver Almeida, a Gerente de Planejamento, Martha Martorelli, o Coordenador do Projeto por parte do Ministério, Fernando Araldi, e o Coordenador do Projeto por parte da GIZ, Dr. Sebastian Ebert.
Em Uberlândia, participaram do evento o prefeito Odelmo Leão, o vice-prefeito, Paulo Sérgio, e o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, juntamente com o corpo técnico de coordenadores a analistas do setor. Em Sorocaba, participaram o Secretário de Mobilidade e Acessibilidade de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, o presidente da URBES, Roberto Battaglini, a representante da Secretaria do Meio Ambiente, Sara Amorim, e o corpo técnico de diretores e gerentes da URBES e da Secretaria de Projeto e Planejamento.
As ações e estratégias propostas pelo projeto foram muito bem recebidas pelas cidades, que passaram a contar com uma estratégia e ações consistentes que serão incorporadas ao planejamento, para a implementação da mobilidade urbana sustentável ao longo dos próximos anos. Nesse sentido, os seguintes produtos foram elaborados (publicações em breve):
Ação em Sorocaba e Uberlândia:
1. Indicadores: Indicadores de avaliação e monitoramento para gestão dos sistemas de transporte coletivo em cada município (Uberlândia e Sorocaba)
Ações em Uberlândia:
2. Integração temporal: Estudo comparativo e recomendações para a implantação da integração temporal no sistema de transporte público coletivo
3. Gestão da informação: Fortalecimento institucional com foco na gestão da informação para gestão da mobilidade urbana
Ações em Sorocaba:
4. Estacionamento: Política e estratégia de gestão de estacionamento, incluindo recomendações para o sistema de estacionamento rotativo e alocação das receitas provenientes
5. Otimização da Rede: Estratégia para otimização da rede de transporte público coletivo e melhoria da qualidade de serviços
6. Vias Integrais: Oficinas com técnicos municipais
Sorocaba e Uberlândia:
7. Estratégia de mobilidade urbana integrada
Os resultados foram muito positivos também para o Ministério das Cidades, que teve grande aprendizado com essa nova modalidade de projeto de cooperação, com projetos demonstrativos sendo elaborados nas cidades. Além disso, a cooperação por parte das cidades permitiu a discussão de pontos importantes na mobilidade urbana para o Brasil todo, de uma forma geral.
Ainda nesse sentido, o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Inácio Bento de Morais Junior, comentou que foi muito inovador para o Ministério trabalhar tão perto das cidades, estudando suas necessidades e definindo de forma conjunta o que seria feito a partir daí. Nas oficinas foi mencionado, ainda, o viés inovador do projeto EEMU, que tem como foco a gestão para a melhoria da eficiência energética na mobilidade urbana.
O Diretor de Planejamento e Informação, Cléver Almeida, por sua vez, afirmou que este trabalho foi importante não apenas para o Município, mas também para o Ministério, que poderá melhorar o diálogo técnico e o intercâmbio de informações entre as esferas federal e municipal. Ele ressaltou que a aproximação e senso de realidade que esse tipo de trabalho trazem para o Ministério é muito importante para melhorar a mobilidade urbana em todo o país, uma vez que o projeto tem caráter replicável e pode auxiliar a criação de projetos e obras bem desenhados e planejados.