Notícias
Mobilidade Urbana no Rio Grande do Sul é pauta de reunião no Ministério das Cidades
A equipe técnica do Ministério das Cidades se reuniu na tarde desta terça-feira (25/11), com representantes da prefeitura de Porto Alegre e do governo do estado do Rio Grande do Sul para debater o andamento das obras de mobilidade urbana no estado. A segunda reunião do dia foi precedida pelo Secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Substituto, Marco Motta.
O representante do governo do estado de Porto Alegre, Urbano Schimitt, fez uma apresentação geral sobre o andamento das obras.
Na área de mobilidade urbana, Porto Alegre possui a obra de implantação de corredores de ônibus selecionada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades e a obra do metrô selecionada no Pacto da Mobilidade Urbana, além de projetos de estações e terminais de BRT’s.
O Corredor Avenida Tronco Etapa I está com 15% de obras concluídas e para a Etapa II, trecho 1 e 2, 610 famílias devem ser reassentas, sendo que 203 já foram removidas. Até dezembro de 2014, o governo do estado assinará dois contratos do programa Minha Casa, Minha Vida e o reassentamento de todas as famílias deverão acontecer até dezembro de 2015.
O Corredor Terceira Perimetral está com 42% de obras concluídas. O projeto da Trincheira Ceará e os preços de sinalização e fresagem foram revisados. De acordo com o governo do estado, o acordo de adiamento estará concluído até oito de dezembro de 2014 e a obra será retomada. A Trincheira Ceará Etapa 2 está com 25% de obra executada.
A etapa 3, Trincheira Cristovam, está em andamento com 14,5% executada. A etapa 4, Viaduto Bento Gonçalves e Protásio Alves, está em andamento com 73% de obra executada. Segundo os representantes do governo estadual, a parte ambiental está equacionada e de acordo com as normas previstas.
Os projetos das estações e terminais dos BRT’s estão com conclusão de projeto previsto para até abril de 2015, com licitações até junho e início de obras em julho do mesmo ano.
O Ministério das Cidades publicará nas próximas semanas as portarias de seleção das propostas do governo do estado do Rio Grande do Sul e do metrô. A Metropoa, responsável pela implementação do metrô de Porto Alegre, finalizará a análise da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) até dezembro de 2014, com expectativa de aprovação até fevereiro de 2015 e publicação do edital de licitação ainda no primeiro semestre de 2015.
A Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades irá encaminhar à Caixa Econômica Federal os documentos necessários para autorizar a entrega de projetos em nove etapas. A funcionalidade plena do Corredor que liga Gravataí a Porto Alegre dependerá da entrega dos projetos das três etapas.
O governo do estado do Rio Grande do Sul entregará o restante dos projetos dos corredores selecionados no âmbito do PAC Grandes Cidades até de dezembro de 2014.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades