Notícias
Ministro Waldez Góes participa de capacitação para fortalecer corregedoria da Codevasf
Waldez Góes participou da abertura do Curso de Apuração Correcional, promovido pela Codevasf (Fotos: Dênio Simões e Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) - O ministro Waldez Góes participou, nesta segunda-feira (8), da abertura do Curso de Apuração Correcional, promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, instituição vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O curso busca capacitar servidores com o objetivo de aprimorar os processos de correição e torná-los multiplicadores da cultura de integridade. O evento também contou com a presença do presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e da corregedora Vanessa Costa Tolentino.
Na abertura do evento, o ministro destacou a relevância de uma corregedoria forte dentro dos órgãos do Poder Executivo. “Esta agenda é inerente a qualquer setor público ou privado e vem ganhando cada vez mais força. A prática de aumentar a governança, de garantir a integridade e de diminuir conflitos de interesse deve ser uma agenda permanente”, pontuou Góes.
“Ao final deste curso, os 25 participantes estarão aptos a conduzir os processos, apurações com maestria, com qualidade, com efetividade e com celeridade. A melhor resposta que a Codevasf pode dar a uma irregularidade é a apuração. E a apuração tem que ser de qualidade”, destacou a corregedora Vanessa Tolentino.
Amapá
Outra agenda do dia foi com o prefeito de Tartarugalzinho (AP), Bruno Mineiro, e a deputada estadual Liliane Abreu (PV/AP) ( foto à esquerda ). Em pauta, assuntos relacionados à proteção e defesa civil no e liberação de recursos para o município.
Durante o encontro, o prefeito e ministro conversaram sobre as políticas e ações do MIDR e debateram possíveis parcerias no fomento a cadeias produtivas do estado do Amapá. Segundo Bruno Mineiro, o município de Tartarugalzinho contou com o auxílio da Codevasf para desenvolvimento da piscicultura.
Por conta da transversalidade característica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Jader Filho participou presencialmente na parte final do encontro, quando tratou de assuntos relacionados ao Ministério das Cidades.
Na última agenda do dia, o ministro recebeu a assessora-chefe da Assessoria Especial de Processo Decisório do Gabinete Especial da Presidência da República, Clara Levim ( foto à direita ), para alinhar a comunicação entre a assessoria e o MIDR. A assessoria é responsável pela mediação das execuções dos Ministérios com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.