Notícias
Ministro vistoria obras em busca de focos de Aedes e mobiliza trabalhadores no Paranoá
Numa ação do Governo Federal para combater o Aedes aegyipt, mosquito transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, vistoriou hoje, 29/01, as obras do Residencial Paranoá, do Programa Minha Casa, Minha Vida, e mobilizou funcionários para aderir à cruzada contra proliferação do mosquito. Kassab assinou, também, portaria que institui ações preventivas para combater o Aedes em canteiros de obras dos empreendimentos realizados dentro dos programas Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e de Aceleração do Crescimento (PAC).
A portaria estabelece que os responsáveis pela execução pelas obras deverão orientar os funcionários, diretos ou indiretos, com campanhas de sensibilização e esclarecimentos que informem as medidas necessárias para evitar a reprodução e eliminar eventuais criadouros do mosquito nos canteiros de obras, alojamentos, nas suas casas e vizinhanças.
“A única solução para conter o a propagação do mosquito transmissor é a prevenção e temos de envolver e unir toda a sociedade nessa ação”, afirmou Kassab. Além do esforço nos canteiros de obras, o ministro das Cidades enviará uma carta aos 186 representantes do Conselho das Cidades (ConCidades) pedindo que cada um deles participe da mobilização nacional por meio das entidades sociais que representam. “Esperamos que cada conselheiro seja um multiplicador de ações de combate em sua própria comunidade”, complementou o ministro.
Inspeção – No prédio do Ministério das Cidades, também foi realizada uma minuciosa inspeção em possíveis locais de proliferação do mosquito que contou com a participação de servidores de diversas secretarias e departamentos. O secretário executivo do Ministério, Elton Santa Fé Zacarias, acompanhado do subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Alfonso Quirino Neto, percorreram vários andares verificando se havia focos ou água parada, mas nada foi encontrado.
Mutirão – A portaria faz parte das ações e medidas que o Governo Federal promove na Semana de Mobilização para Enfrentamento ao Aedes Aegypti nos órgãos públicos federais. O mosquito, que demora em média 7 dias para nascer, transmite a Dengue, febre Chikungunya e Zika vírus. O Zica vírus pode causar a microcefalia em bebês.
A campanha consiste em mobilizar cerca de 1 milhão e 600 mil servidores para inspecionar os locais de trabalho, mantendo os reservatórios, depósitos, lajes, calhas e lonas de cobertura limpos e fechados, bem como bandejas de ar-condicionado sem água e as tampas dos vasos sanitários fechadas. Essa ação acontece até o dia 4 de fevereiro.
Prevenção – Para se prevenir contra o mosquito, algumas medidas são necessárias, como usar repelentes registrados pela ANVISA; utilizar roupas (calças, camisas de manga comprida, etc.) que protejam a maior parte do corpo; bem como evitar locais que não possuam telas de proteção contra insetos. Mais informações podem ser obtidas no site: http://combateaedes.saude.gov.br/