Notícias
Ministro, Jean Todt e Fittipaldi discutem parcerias por mais segurança no trânsito
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, recebeu nesta terça-feira (17) o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt e o ex-piloto e campeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, para definir estratégias do país para a segurança no trânsito, campanhas de transporte e prevenção de acidentes. O encontro serviu também para estabelecer parcerias de trabalho com a entidade buscando condições para diminuir o número de mortes nas estradas.
Durante a reunião, o ministro destacou que o Denatran será o órgão do governo federal para as parcerias. “Essa iniciativa permitirá, ao longo das próximas semanas, examinar possibilidades de executarmos campanhas educativas para uma conscientização cada vez maior e, com isso, diminuirmos o número de acidentes de trânsito e melhorar a segurança de motoristas, pedestres, crianças, jovens e pessoas de mais idade”, explicou.
Segundo Kassab, os grandes astros do automobilismo podem dar exemplo aos motoristas brasileiros. “Os pilotos, na sua profissão, permanentemente têm a preocupação quanto à segurança e essa conscientização as novas parcerias para levarmos a todo o Brasil uma maneira mais eficiente com o exemplo do trabalho do Jean Todt e a sua equipe e outras instituições”, concluiu.
O presidente da FIA disse ser elogiável a relação Brasil e ONU para diminuir os acidentes nas ruas e grandes rodovias. “É muito importante Brasília organizar esse tipo de reunião, pois oferece a oportunidade de mostrar e enfatizar o número de fatalidades no trânsito e no mundo”, explicou.
De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades, e presidente do Contran, Alberto Angerami, segurança no trânsito tem três pilares: o da educação, engenharia e fiscalização. “Os três são fundamentais para a diminuição de acidentes no trânsito”, afirmou. Segundo ele, o Denatran planeja a criação de um centro independente para realização de provas de impacto no país. O projeto será viabilizado em parceria com o Universidade de Brasília (UnB).
Para Emerson Fittipaldi, o exemplo dos pilotos em competição pode melhorar a segurança. “O Jean Todt está aqui no Brasil abraçando essa campanha de um trânsito mais seguro. Em respeito aos pedestres e a outros veículos tem que existir uma conscientização muito maior na educação no trânsito”, explicou. Fittipaldi aproveitou a oportunidade para frisar que a segurança no trânsito é um assunto muito sério. “Esse tema foi lançado nas Ações Unidas há 10 anos como um desafio de reduzir 50% dos acidentes de trânsito no mundo. Então, esse congresso aqui em Brasília é local para discutirmos junto com o Ministério das Cidades e o Denatran as possibilidades para a redução do número de vítimas nas ruas e rodovias brasileiras”, afirmou.